Escolas municipais de Ribeirão Pires aplicam sondagem de aprendizado
Objetivo é avaliar conhecimento de alunos do 1° ao 3° ano do Fundamental e traçar novas estratégias para fortalecimento pedagógico e recuperação de defasagens
- Data: 26/08/2021 13:08
- Alterado: 26/08/2021 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Objetivo é avaliar conhecimento de alunos do 1° ao 3° ano do Fundamental
Crédito:PMETRP
A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires está realizando sondagem de aprendizado dos alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental matriculados na rede municipal. As escolas aplicam, até a primeira quinzena de setembro, atividades presenciais para avaliar o nível de conhecimento de quase 1.400 estudantes nas disciplinas de português e matemática. A partir dos resultados, novas estratégias de fortalecimento pedagógico serão traçadas e colocadas em prática.
“A sondagem se torna ainda mais importante neste momento em que nossos alunos estão retornando para as escolas. Os resultados nos darão elementos para redirecionar os saberes, para que os professores possam trabalhar as dificuldades de forma mais eficaz”, explicou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.
No processo da alfabetização, há quatro diferentes níveis utilizados como parâmetro. Ao final do primeiro ano do ensino fundamental, é esperado que o aluno esteja no nível 2, sabendo ler e escrever palavras simples. No segundo ano, é esperado que a criança consiga escrever e compreender pequenas frases, o nível 3 do processo. Na última etapa, nível 4, é esperada de estudantes do 3° ano a capacidade de estruturação de textos. Os níveis também estabelecem quais habilidades numéricas as crianças devem ter em cada etapa do processo de alfabetização.
“Acreditamos que retornando ao ensino presencial, nesse modelo gradual para a segurança contra o coronavírus, o aluno retome seu protagonismo, uma vez que a sala de aula é o ambiente ideal de aprendizado. Neste cenário, temos a expectativa de identificar as possíveis defasagens de aprendizado para pensar ações eficientes, considerando cada aluno como um ser único, com necessidades pedagógicas específicas”, avaliou a coordenadora geral da Secretaria de Educação, Nádia Ferreira.
A sondagem dos alunos do 1° ao 3° ano do Fundamental acontece dentro de parceria entre a Prefeitura e o Instituto Ayrton Senna. Em abril deste ano, ainda durante o ensino 100% remoto, os estudantes também participaram da avaliação.