Escolas estaduais celebram Dia do Folclore com atividades temáticas
Apresentações, musicais e de dança, cirandas, teatro, produção de livro de lendas valorizam as manifestações culturais brasileiras
- Data: 22/08/2022 14:08
- Alterado: 16/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Imagem Ilustrativa
Crédito:Divulgação
A riqueza da cultura popular brasileira, expressa pelas lendas, músicas, danças e festas é comemorada nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, com o Dia do Folclore. Para celebrar a data, as escolas estaduais de São Paulo realizam atividades interdisciplinares que vão desde apresentações até produção de texto. Confira algumas ações:
Na E.E. Dom Agnelo Cardeal Rossi, na zona sul da capital, a celebração da data cultural contará com a culminância do “Projeto Folclore”, resultado do estudo e criação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Haverá apresentações de dança folclórica, cirandas, teatro, jograis e exposição dos trabalhos dos estudantes, recordando as lendas.
“O folclore é a expressão de um povo, a raiz da sua cultura, a sua identidade. E por aqui nós trabalhamos não só a questão de lendas, mas suas origens e significados. A escola tem o papel fundamental de fomentar a cultura, expressões e conexões com o presente”, enfatiza a diretora da unidade, Fátima Santana de Almeida Silva.
Já na E.E. Major José Marcelino da Fonseca, na zona norte da capital, a programação da comemoração tomará todo o período da manhã. O tema será aberto com apresentação musical ao ritmo de “Asa Branca” e, posteriormente, será feita uma visita em salas temáticas com personagens das lendas folclóricas, guiada pelos estudantes do ensino fundamental dos anos iniciais. O encerramento contará com apresentação de danças das regiões nordeste e norte.
“É de suma importância conhecer e valorizar as tradições populares do folclore brasileiro, pois essa riqueza cultural possibilita o desenvolvimento de várias competências fundamentais para formação integral da criança. O estudante amplia seu conhecimento através da diversidade dos vários grupos étnicos que contribuíram para a formação do povo brasileiro e da nossa identidade cultural. Dessa forma, o aluno pode se desenvolver em diversos aspectos, seja ele afetivo, cognitivo e social”, conclui a diretora da escola, Mônica Maschietto.
Na E.E. Brasílio Machado, na zona oeste da capital, os alunos do ensino fundamental anos iniciais estão trabalhando as atividades do Aprender Sempre, material didático da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) ligando os conteúdos à temática do folclore brasileiro. Cada turma trabalha com essa proposta de forma diversificada, algumas turmas farão maquetes. Já em outras, como o 2º ano do ensino fundamental, os alunos estão desenvolvendo um livrinho com lendas como saci, curupira, iara e bumba meu boi. Essa publicação é composta pela reescrita dos alunos e desenhos produzidos por eles e será concluída até o final desse mês.
“Com cerca de 90% dos alunos alfabéticos na sala, o processo de reescrita das lendas auxilia no processo de alfabetização. E em novembro este livrinho será apresentado na mostra cultural da escola”, conta a professora Ana Paula Gama.
Na Baixada Santista, a E.E. Parque dos Sonhos trabalha atividades folclóricas no dia a dia dos estudantes com a disciplina de Linguagens Artísticas. Entre as principais lendas abordadas, estão o Uirapuru e a Caipora, mas um dos grandes destaques é o trabalho desenvolvido com o Maracatu, a dança folclórica de origem afro-brasileira bastante comum no Nordeste, principalmente em Pernambuco.
“Eu toco alfaia no Maracatu e acho tudo isso muito legal, pois é uma forma de lutar contra o racismo. Também lemos histórias, passeamos e muitas outras coisas”, conta Ana Vitoria dos Santos Oliveira, de 8 anos, aluna do 3º ano do ensino fundamental.
Segundo o diretor, Regis Marques Ribeiro, a ideia da unidade escolar é ser um centro irradiador da paz e disseminar o respeito cultural às tradições.