Escolas de Ribeirão Pires são contempladas pelo Programa Estratégia Nacional das Escolas Conectadas
Ao todo, onze escolas municipais serão conectadas à internet e receberão aparelhos de Wi-Fi
- Data: 04/12/2024 16:12
- Alterado: 04/12/2024 16:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:PMETRP
Onze escolas da rede municipal de Ribeirão Pires foram contempladas pelo ENEC (Programa Estratégia Nacional das Escolas Conectadas), do Governo Federal, e receberão serviços de implementação de internet, Wi-fi e suporte técnico. Tudo isso sem qualquer custo para a Administração Municipal ou Secretaria de Educação e Cultura.
O benefício partiu do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), que foi criado em 2000 com objetivo de expandir e melhorar as redes e serviços de telecomunicações, reduzindo as desigualdades regionais.
As escolas listadas receberão serviços de implementação e manutenção de conectividade, incluindo: serviço de internet na velocidade adequada para uso pedagógico, rede Wi-Fi em todos os ambientes, além de suporte técnico pelo prazo de 24 meses.
A parceria entre o Governo Federal e a Administração Municipal, por meio do programa, visa garantir que os estudantes tenham acesso às diferentes formas de tecnologia, com formação que lhes permita desenvolver um uso consciente, autônomo e socialmente referenciado.
A ideia é também de oferecer processos de gestão dos sistemas de ensino e das escolas quanto as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem possam ampliar sua qualidade e sua potência, por meio de um uso cada vez mais consistente e contextualizado de tecnologias digitais.
Diretora interina da EM (Escola Municipal) Herbert José de Souza, Larissa Lavinas Rodrigues de Farias, explicou que o programa pode impactar de forma positiva na vida escolar dos estudantes e dos professores.
“Esse tipo de programa ajuda diretamente na alfabetização da criança, já que pode nos dar acesso a conteúdos diversos que estão na internet. Para o professor, isso pode servir de apoio, de mais uma ferramenta que auxilia em questões pedagógicas”, declarou a diretora da unidade, que fica no Jardim Caçula.