Escolas de Ribeirão Pires recebem Circuito Itinerante de Trânsito
Ação visa a conscientização desde cedo. A Escola Municipal Yoshihiko Narita recebeu o equipamento nesta terça
- Data: 09/11/2021 16:11
- Alterado: 09/11/2021 16:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Por meio das atividades
Crédito:PMETRP
O Circuito Itinerante de Mobilidade (CIMOB), coordenado pela Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil de Ribeirão Pires iniciou nesta terça-feira, dia 9, o cronograma de atividades que vai contemplar diversas escolas municipais até o final deste mês. Esta ação conta com o apoio da Secretaria de Educação.
A EM Yoshihiko Narita foi a primeira unidade contemplada. O objetivo da ação é conscientizar desde cedo sobre as regras de trânsito, tanto para motoristas quanto para pedestres.
A estrutura inflável é voltada para crianças de dois a 12 anos de idade, e também é estilizado com o visual de vários pontos turísticos da Estância, como o Mirante São José, Igreja Santo Antônio e a Vila do Doce, por exemplo. O equipamento dispõe de três representações de eixos temáticos, sendo eles: vias de pedestres, ciclistas e automóveis. Para participar das atividades, que serão sempre acompanhadas por um monitor, as crianças receberão motos elétricas infantis e bicicletas, se adequando a idade de cada participante e sempre com os equipamentos de segurança.
Yasmim Caroline Gomes da Silva, de 10 anos, aluna da quinta série na escola Yoshihiko Narita, disse que aprendeu muito com as atividades oferecidas pelo CIMOB. “Quando o semáforo fica vermelho nós não podemos seguir em frente, e quando está amarelo também não. Só devemos prosseguir o nosso caminho quando ele ficar verde”, declarou a aluna durante a atividade.
“O Cimob tem sido uma importante ferramenta pedagógica para a educação no trânsito no município”, declarou o coordenador do projeto de Educação para o Trânsito de Ribeirão Pires, Fábio Leme. “As crianças aprendem sobre prevenção a acidentes de forma prazerosa, ou seja, brincando. Assim, quando trabalhamos a prevenção de acidentes de trânsito na escola e na comunidade, estamos engajando a sociedade para melhorar e preservar a vida de pessoas”, finalizou.