Escolas da rede Adventista celebram e enfatizam a importância da arte na educação
Conhecidos por acolher nomes como Alanis Guillen, unidades do ABC ressaltam a importância da disciplina com projetos voltados à cultura
- Data: 14/12/2022 11:12
- Alterado: 15/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Colégio Adventista
Alunos do Colégio Adventista de São Bernardo
Crédito:Divulgação
A educação deve ser vista como direito e responsabilidade de todos, principalmente durante a Educação Infantil. Ressaltar na prática a importância de respeitar a arte e a cultura, sobretudo a nacional, como uma ferramenta de evolução pessoal e para a formação das aprendizagens expressivas das crianças é fundamental.
É a partir deste pensamento que a Rede de Educação Adventista promove, desde a educação básica até o ensino médio, atividades que estimulam o interesse pelas artes nos alunos. Tal fundamento marca o Colégio Adventista de Santo André como o berço de Alanis Guillen, uma das principais atrizes da nova geração, conhecida pelo grande público devido à performance na novela Pantanal na rede Globo.
“Quando falamos em Artes, geralmente as pessoas pensam em desenho, porém nas nossas aulas os alunos aprendem que a arte é muito mais do que apenas desenhar”, afirma Carla Regina Santos Pereira, professora de Artes do Colégio Adventista da região do ABC. “Através da arte, o aluno aprende a desenvolver e trabalhar com várias características, como o foco, a concentração, a disciplina, a imaginação e o senso crítico, aumentando o seu repertório cultural e histórico, sendo capaz de desenvolver várias habilidades e competências que serão levadas por toda sua vida”.
Entre os projetos está o ‘100 anos do Rádio’ feito pelos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio de São Bernardo, no qual as turmas realizaram uma apresentação teatral que consistia em uma radionovela no formato de uma narrativa folhetinesca sonora, além de notícias apresentadas no formato de telejornal sobre o início da rádio Gaúcha.
Ainda em São Bernardo, os estudantes trabalharam em uma representação da Semana de Arte Moderna de 1922, marco oficial do Modernismo brasileiro e da identidade literária dos poetas nacionais. Neste projeto foram desenvolvidos os conhecimentos em literatura, como a familiaridade com os artistas e suas obras, além da importância dos autores para a literatura brasileira. A parte gramatical das poesias também foi atribuída por meio de pesquisas de trechos das obras para desenvolver figuras de linguagem. Na parte de Artes Plásticas, os estudantes produziram releituras de obras de artistas renomados como Anita Malfatti e Di Cavalcanti, todos sob orientação dos educadores.
“Trabalhar a Semana de Arte Moderna Brasileira com os alunos nunca é demais, pois o movimento mudou os rumos da arte do nosso país, influenciando a liberdade de expressão, a criatividade e a imaginação. Também trabalhamos com a arte como forma de promover o autoconhecimento e a reflexão sobre si e o mundo que o cercam promovendo assim a saúde mental e física dos nossos alunos”, finaliza a professora.