Escola Sesc de Ensino Médio lança programa gratuito de apoio educacional à distância
Inscrições começam dia 18 de agosto; especialista em educação comenta a novidade
- Data: 29/07/2020 18:07
- Alterado: 29/07/2020 18:07
- Autor: Cadu Proieti
- Fonte: Sesc
Crédito:Álvaro Henrique/Ascom/SEEDF
A Escola Sesc de Ensino Médio está lançando um programa gratuito de acompanhamento educacional virtual, com prioridade para estudantes da rede pública de ensino. Trata-se do Programa de Tutoria Educacional à Distância (PTED), que prevê atender cerca de 800 alunos de todos os estados, com foco nos estudantes da rede pública e de menor renda familiar, aproveitando a experiência adquirida nesse período de aulas remotas, devido à pandemia do novo coronavírus. As inscrições para o PTED começarão no dia 18 de agosto e serão feitas digitalmente, no site da Escola Sesc do Ensino Médio.
Durante três anos, os participantes do PTED terão apoio nas disciplinas curriculares, por meio de videoaulas e outras estratégias de aprendizagem disponibilizadas em uma plataforma digital completa e com acompanhamento direto de educadores experientes. Além do suporte acadêmico, os jovens terão à sua disposição o acompanhamento tutorial com profissionais especializados, acesso a atividades culturais, apoio específico voltado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), palestras motivacionais, educacionais e de orientação de carreira. Todos os serviços serão gratuitos, segundo o Sesc.
“Acredito que, no Ensino Básico, o modelo que combina interação online e presencial cria oportunidades para a inovação e tecnologia. A pandemia, acelerou a necessidade do que chamo de nova mentalidade”, opinou o cientista político, historiador e especialista em preparação para vestibular, Thiago Rocha.
No entanto, o professor alerta que, para o sistema dar certo, é preciso investimento do poder público para informatização da educação pública. “A realidade impõe uma nova formatação da formação de professores e um novo salto de investimento em infraestrutura para garantir a internet banda larga nas escolas. O Ensino Híbrido e o EAD vieram para ficar e precisamos planejar essa mudança. Isso implica em aproveitarmos o espaço de experiência vivenciado durante a pandemia do coronavírus e construir um horizonte de expectativa com os estudantes no cento do processo de aprendizagem. Esse será o novo normal na Educação”, comentou o professor Thiago Rocha