Escola IC retoma as atividades em 2022 com plataforma repaginada e novos cursos
Os cursos contemplam diferentes temáticas, públicos e abordagens, variando entre arquitetura, dança, história do brasil, dramaturgia negra e LGBTQIA+, arte urbana e gastronomia
- Data: 07/04/2022 13:04
- Alterado: 07/04/2022 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: Escola IC
Crédito:Reprodução
A partir de 12 de abril, a Escola IC retoma as aulas, com uma mescla de novos cursos e relançamentos, todos auto formativos, em um amplo leque de temas. A partir de agora, as formações passam a ser oferecidas com periodicidade quinzenal, não mais mensal, para abastecer o público com mais opções de conteúdo. Ainda, neste ano, a plataforma, lançada em 2020 e gratuita, como todas as atividades da instituição, volta repaginada, com layout atualizado, portabilidade para mobile e mais facilidades para os alunos. Eles terão, por exemplo, uma área com informações personalizadas acerca dos cursos que estão fazendo ou já fizeram, emissão de certificados, entre outras. As mudanças foram feitas para melhorar a navegação e deixá-la ainda mais orgânica. Ela pode ser acessada, de forma acolhedora, fácil e intuitiva no mesmo endereço escola.itaucultural.org.br.
Dos novos cursos, Percurso nas Artes para Professores – Arte e Ciência tem o objetivo de reconhecer as intersecções entre a arte e a ciência ao longo da história e nos diferentes movimentos artísticos. O público-alvo são professores de arte e outras linguagens, com foco no ensino fundamental. Voltado para o mesmo nicho, Percurso nas Artes para Professores – As artes do corpo como metodologia propõe um aprofundamento sobre processos de criação na dança e no teatro para a utilização de ferramentas cênicas em sala de aula, estimulando a expressão corporal para criatividade e o fazer artístico.
Arquitetura inclusiva e espaços culturais, que já será disponibilizado com dois módulos, o primeiro Da arquitetura à formação de público reflete sobre a como diversidade está presente em equipamentos culturais, tendo especial olhar para as pessoas com deficiência. Para isso, além de apresentar conceitos de uma arquitetura inclusiva, o curso busca refletir sobre ações que promovam a diversidade, incentivando os alunos a pensarem em todos os processos que envolvem tanto o espaço físico, quanto participação e representação. O segundo módulo, Acessibilidade das exposições e curadoria diversa, se debruça especialmente no tema da acessibilidade das exposições e a construção de uma curadoria e programação diversa.
Também dentro do pacote das novidades da Escola está Dramaturgia Pluriversal 1 – Narrativas LGBTQIA+, que se propõe a lançar um olhar afinado e diverso sobre as possibilidades múltiplas de representação das narrativas LGBTQIA+, neste primeiro módulo, e negras, no segundo, com lançamento previsto para o segundo semestre, no palco e audiovisual, por meio da dramaturgia. Ele abordará o histórico de pouco acesso, baixa visibilidade e alto preconceito com os quais os profissionais lidam, traçando um histórico da luta destes artistas e propondo uma abordagem crítica sobre visibilidade e protagonismo, além de novas possibilidades de inclusão na arte LGBTQIA+. Constelação das artes: Arte Urbana investiga como a arte urbana nasce tendo em vista sua relação com a cidade e as diversas dinâmicas e elementos que a formam, sua linguagem, estética e os indivíduos que a compõe.
Fazem parte dos relançamentos, Percurso nas artes para professores: a música e seus desdobramentos, também direcionado para professores, oferece a capacitação para utilizar a música em sala de aula. Para tanto, provoca o olhar do docente para outras formas de percebê-la. Constelação das Artes: Os Corpos Brasileiros na Dança oferece um panorama reflexivo e poético dos múltiplos contextos da composição de um pensamento sobre a dança no Brasil e das perspectivas das construções éticas, estéticas, culturais e históricas a partir do corpo. O foco do curso vai além do clássico, para explorar formas, corpos e manifestações colocadas à margem do que é considerado tradicional dentro da história da dança.
Cultura Alimentar: o alimento e suas relações e Escritas Gastronômicas têm os alimentos e a gastronomia como principais temáticas. O primeiro reflete sobre como o alimento atravessa a vida das pessoas e sua relação com a política, história, meio ambiente, economia, heranças e cultura. Por sua vez, o segundo pensa no alimento no decorrer da história brasileira, nos relatos, cotidiano, hábitos e costumes alimentares, desde os descritivos registrados pelos exploradores europeus. Também observa como se forma o receituário brasileiro e como os alimentos aparecem nas crônicas, na literatura, nas lendas e nos costumes populares, nos jornalismos investigativo e gastronômico. Em Histórias do Brasil e das artes, diferentes perspectivas de história do Brasil e das artes se entrelaçam, tendo como pano de fundo as coleções Brasiliana e Numismática, que tem um recorte em exposição permanente no Espaço Olavo Setúbal, situado em dois andares do Itaú Cultural.
SERVIÇO:
Escola Itaú Cultural
Cursos auto formativos em escola.itaucultural.org.br. A partir de 12 de abril
- Percurso nas Artes para Professores – Arte e Ciência
- Percurso nas Artes para Professores: As artes do corpo como metodologia
- Percurso nas artes para professores: a música e seus desdobramentos
- Arquitetura inclusiva e espaços culturais: da arquitetura à formação de público – módulo 1
Arquitetura Inclusiva e Espaços Culturais: Acessibilidade das exposições e curadoria diversa – modulo 2
- Constelação das Artes: Arte Urbana
- Constelação das Artes: Os Corpos Brasileiros na Dança
- Escritas Gastronômicas
- Cultura Alimentar: o alimento e suas relações
- Dramaturgia Pluriversal 1 – Narrativas LGBTQIA+
- Histórias do Brasil e das artes