Escola de São Caetano utiliza QR Code como canal de comunicação com os pais

Os familiares podem ver no mural o trabalho feito pela criança (um desenho ou um texto, por exemplo)

  • Data: 31/05/2023 15:05
  • Alterado: 31/08/2023 20:08
  • Autor: Suzel Tunes
  • Fonte: PMSCS
Escola de São Caetano utiliza QR Code como canal de comunicação com os pais

Escola municipal de São Caetano utiliza QR Code como canal de comunicação com os pais

Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS

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Nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Caetano do Sul, a tecnologia não exclui o contato humano. Ela tem sido utilizada para enriquecer a experiência do aprendizado e aproximar os membros da comunidade escolar. 

A EMEI Fortunato Ricci, no Bairro Barcelona, instalou QR Codes em murais da escola para os pais acessarem vídeos de atividades feitas pelos alunos. Os familiares podem ver no mural o trabalho feito pela criança (um desenho ou um texto, por exemplo) e acessar, via QRCode, um vídeo que mostra a atividade sendo realizada em sala de aula. 

A criadora da iniciativa foi a professora Tatiane Moreira da Silva. “Eu estava trabalhando gêneros textuais com a minha turma G5 (5 anos) e criamos uma lista de compras. Dessa atividade veio a ideia de realizarmos desenho de observação de tomates-cerejas e surgiram desenhos lindos, que penduramos no mural para os pais verem. No entanto, eu queria que eles vissem não apenas o produto final da atividade, mas o processo, que é o mais importante, e descobri que dava para criar um QR Code e direcionar os pais a vídeos da atividade”, conta a professora. 

O QR Code (sigla em inglês para Quick Response Code – Código de Resposta Rápida) é um código de barras que pode ser decifrado por um celular com câmera fotográfica. Basta escanear o código, que o converte em diferentes conteúdos, como texto, números de telefone e links para vídeos, fotos e sites. Ao clicar no QR Code colocado ao lado da proposta pedagógica, o familiar do aluno é conduzido diretamente ao vídeo gravado sobre a atividade. “Minha filha tem 22 anos e eu não tinha fotos dela fazendo atividades na Educação. Além de informar o pai sobre o trabalho realizado na escola, esses vídeos são memórias afetivas, recordações que as famílias vão guardar para a vida toda”, enfatiza Tatiane. 

A diretora da escola, Mônica Pinheiro, apoiou a inovação. Ela ponderou que se a professora enviasse o vídeo aos pais por WhatsApp, talvez ele nem fosse visto; poderia passar despercebido entre as inúmeras mensagens que lotam o celular diariamente, além de representar uma comunicação distante e impessoal. Para Mônica, o uso do QR Code amplia as possibilidades de partilha de informação sem afastar os pais da escola. 

TECNOLOGIA HUMANIZADA

O professor Luiz Cruz, diretor do Cedigi (Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital), lembra que a Educação tem o desafio de incorporar de forma orgânica as ferramentas tecnológicas às suas práticas pedagógicas.

Para ele, o emprego do QR Code é um ótimo exemplo do uso preciso e pontual de uma tecnologia simples, já bastante disseminada e acessível, para gerar mais participação, conhecimento e engajamento dos familiares e da comunidade escolar. “Disponibilizar aos familiares os vídeos de produção dos trabalhos das crianças é um convite à entrada dos pais em sala de aula. É uma forma de proporcionar uma visão da criança em seu momento de ação e contribui para o fortalecimento dos laços família-escola, uma relação imprescindível para o êxito dos processos educacionais. Nos processos formativos dos educadores da rede municipal, enfatizamos a orientação ao uso adequado da Tecnologia, uma vez que o alicerce da Educação está nas pessoas e em suas relações”, destaca Cruz. 

“É uma proposta muito inovadora”, elogia a assistente social Maria Aparecida Anacleta Roberto, mãe do aluno Caio, de 5 anos. “Eu já havia usado QR Code para acessar cardápio no restaurante, mas é a primeira vez que vejo esse tipo de utilização na escola. Foi muito legal porque eu pude ver todas as etapas do trabalho dele, da produção até a exposição no mural”. 

Janaína Andrade, mãe da Stefanie, de 5 anos, conta que o marido foi o primeiro da família a conhecer a novidade. “Ele já acessou e compartilhou com a família. Achei encantador”. Janaína é profissional de TI (Tecnologia da Informação), mas trabalhou anteriormente como professora de Educação Infantil e aprovou a união dos saberes. “É uma ferramenta muito rica, que pode trazer muitas possibilidades na Educação. E é importante trazer a tecnologia para a escola. O mundo dos nossos filhos é cada vez mais tecnológico”.

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Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
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Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS Escola municipal de São Caetano utiliza QR Code como canal de comunicação com os pais

  • Data: 31/05/2023 03:05
  • Alterado:31/08/2023 20:08
  • Autor: Suzel Tunes
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