Escola de Administração Pública de Diadema dobra número de participantes em seus cursos em 2023
Entidade de capacitação de servidores firmou parcerias com TCM-SP, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Escola do Consumidor/Procon e Escola do Legislativo de Diadema
- Data: 20/12/2023 10:12
- Alterado: 20/12/2023 11:12
- Autor: Heitor N. Bisi
- Fonte: PMD
Crédito:André Baldini
A Edap (Escola Diadema de Administração Pública), espaço de formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores municipais de Diadema quase triplicou em 2023 o número de participações em seus cursos. O número saltou de 373 alunos em 2022 para 1.001 este ano, respectivamente. Comparando-se o primeiro e o segundo semestres de 2023 o número subiu de 352 alunos para 649, respectivamente. “O aumento de alunos nos cursos da Edap se deu em razão da retomada das atividades presenciais pós-pandemia, a partir de 2022”, afirma João Vaz, coordenador da Edap.
De acordo com Vaz, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas também realizou investimentos na Escola e agregou novos facilitadores (instrutores), o que colaborou para a oferta de mais cursos. “Além disso, é importante ressaltar as parcerias realizadas em 2023 com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Escola Superior de Gestão e Contas do Município de São Paulo (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) e a Escola do Legislativo de Diadema (Câmara Municipal) – criada este ano, que vão ampliar ainda mais o número de cursos a partir de 2024”, afirma o coordenador. A parceria com a Escola Municipal de Educação para o Consumo (Procon – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Diadema) já permitiu a realização dos workshops “Consumo Consciente” e “Direito do Consumidor” aos bolsistas da Frente de Trabalho.
Em 2023 a Edap realizou os cursos nas áreas de Gestão de Pessoas e de Competências – Integração de Servidores Estatutários (384 alunos), Integração de Servidores CLT – Consolidação das Leis do Trabalho (46), Integração dos Novos Guardas Municipais (49), Integração de Estagiários (36) Ética Profissional e Assédio Moral Horizontal (103), Workshop de Liderança e Relações Interpessoais (15) e Projeto Compartilhando Conhecimentos e Experiências (2); na área de Gestão Pública – curso de pós-graduação “Aperfeiçoamento da Gestão Pública” (16 alunos), Workshop de Direitos Básicos do Consumidor (17), Workshop de Consumo Consciente (16), Workshop de Atendimento ao Público (15), Workshop de Higienização e Manipulação de Alimentos (116); e na área de Tecnologia da Informação e Informática – Excel Básico (66 alunos), Excel Intermediário (55), Excel Avançado (8), Informática Básica (6) e Técnicas de Digitação (6).
Outras ações realizadas em 2023
Em 2023, a Edap aperfeiçoou seu modo de se comunicar com seus usuários. Ela reformulou seu site (https://edap.diadema.sp.gov.br/) e criou seu endereço no Instagram (Login • Instagram).
Também foi instituído o Conselho Consultivo da Edap com representantes de todas as secretarias e do Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema), que tem como objetivos assessorar o coordenador da Edap e a direção da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas no encaminhamento das políticas da capacitação, treinamento e desenvolvimento; apreciar sugestões de treinamentos e encaminhar à Edap; definir atividades, parcerias e cursos considerados mais importantes e estratégicos ao foco de atuação da Edap; e opinar quanto às formas de implementação das medidas decididas.
Edap – Escola Diadema de Administração Pública
A Edap é a escola de governo e administração pública da Prefeitura de Diadema. Ligada à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (Sagep), a Escola foi criada pela Lei Complementar municipal 185, de 8/10/2003, sendo um espaço de formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores municipais de Diadema.
Ela tem por objetivos oferecer ao servidor público municipal os instrumentos necessários ao seu aperfeiçoamento e constante capacitação técnica; incentivar e propiciar, de forma permanente, o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor público municipal; e promover a reflexão e a avaliação constantes das práticas cidadãs.