Equipes de saúde de Diadema recebem atualização para tratamento em tuberculose

Qualificação de profissionais que atuam na rede municipal e busca ativa de pessoas com sintomas sugestivos da doença

  • Data: 04/04/2023 16:04
  • Alterado: 31/08/2023 20:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Equipes de saúde de Diadema recebem atualização para tratamento em tuberculose

Busca ativa de pessoas com sintomas sugestivos da doença

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, no último mês, ações para qualificar o atendimento a pessoas com tuberculose. Entre elas, está o curso de Atualização em Tuberculose (TB) para Profissionais da Atenção Básica promovido pela SPDM/PAIS, entre os dias 13 e 31 de março. A qualificação permitiu a 40 médicos e profissionais de saúde da rede municipal atualizar as informações do Plano Nacional de Combate à Tuberculose e os protocolos para o manejo da doença.

Durante o curso, os profissionais receberam informações sobre doença, diagnóstico e tratamento da tuberculose, além de participarem de encontro online para discutir casos e esclarecer questões para melhorar a adesão de pacientes ao tratamento. O médico generalista Clayton Leite de Moura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Conceição tirou dúvidas durante o encontro online, em 20 de março, e avaliou como positivo. “O curso foi excelente. Um dos desafios para a adesão do paciente ao tratamento é fazer com que alguns deles compreendam a gravidade da patologia”, afirmou.

Ter uma equipe qualificada e atenta para diagnosticar precocemente e acolher o paciente pode facilitar a adesão. “O tratamento é de, no mínimo, seis meses e deve ser realizado sem interrupção para evitar resistência e evolução para casos graves. Quando a pessoa que está em tratamento é acolhida pela equipe de saúde para dividir as angústias do tratamento, pode definir juntas a melhor estratégia para que este não seja interrompido”, explicou Edineide de Brito Sousa, enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose. 

Ressalta-se que além da TB ativa temos a ILTB que seria a Infecção Latente que ocorre quando uma pessoa se encontra infectada pelo M. tuberculosis, sem manifestação da doença. Em geral, as pessoas infectadas permanecem saudáveis por muitos anos, sem transmitir o bacilo, e com imunidade parcial à doença, porém estes casos também devem ser tratados pela rede básica de saúde. 

Casos

Em Diadema, a taxa de incidência de TB chegou a 34,21 por 100 mil habitantes no ano de 2020, com 146 casos novos. O índice está dentro da média estadual de 34,8. Nos primeiros dois meses de 2023, 33 pessoas foram diagnosticadas com TB e seis moradores tiveram recidivas, ou seja, abandonaram o tratamento e voltaram para o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde.

A doença atinge principalmente os pulmões, mas pode acometer também rins, ossos, olhos, entre outros órgãos. Dos 222 casos em tratamento no ano passado, sendo 192 novos diagnósticos e 30 recidivas, 152 são pulmonar, seis ganglionar, três oftalmológicas e uma óssea. 

Busca ativa

Entre os dias 15 e 28 de março, as ações de busca ativa para pessoas com sintomas sugestivos de tuberculose foram intensificadas nos serviços de saúde da rede municipal, além do Consultório na Rua e do Centro de Detenção Provisória (CDP). 

Também foi realizada uma ação da Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) no Centro POP junto com o Consultório na Rua/Atenção Básica esclarecendo sobre o agravo ao público usuário do serviço que são moradores de área livre, população vulnerável e altamente exposta pelas condições que vivem. “Nesta ação fizemos a intensificação da busca ativa de sintomáticos respiratórios onde tivemos um total de 35 pessoas interrogadas, com um total de quatro sintomáticos respiratórios identificados e um total de três usuários que coletaram a baciloscopia, visto que um deles já havia realizado a coleta na mesma semana na Atenção Básica”, afirmou Edineide.

Os sinais mais comuns da tuberculose são tosse prolongada, febre baixa, cansaço excessivo, sudorese noturna, rouquidão, falta de apetite e perda de peso. Toda pessoa com sintomas pode procurar a UBS mais próxima para realizar o diagnóstico. Se confirmado o diagnóstico, as pessoas do convívio também devem ser avaliadas, priorizando crianças, idosos e pacientes imunocomprometidos.

Compartilhar:
1
Crédito:Adriana Horvath Busca ativa de pessoas com sintomas sugestivos da doença
1
Crédito:Adriana Horvath

  • Data: 04/04/2023 04:04
  • Alterado:31/08/2023 20:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados