Equipe Honda Racing disputa 24ª edição do Rally RN 1500
Competição é válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
- Data: 18/04/2022 17:04
- Alterado: 18/04/2022 17:04
- Autor: Redação
- Fonte: Honda Racing
Crédito:Doni Castilho / Mundo Press
A equipe Honda Racing de Rally entra em ação nesta semana (19 a 23/4) para a disputa da 24ª edição do Rally RN 1500. A tradicional prova da modalidade faz parte da segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2022. Os pilotos Jean Azevedo, Martin Duplessis, Bissinho Zavatti, Gabriel Soares e Tiago Wernersbach são os representantes do time vermelho na competição, que começa em Campina Grande (PB) e vai até Natal (RN).
Serão cinco dias de prova, contando com o prólogo, com 1.338 quilômetros no total, sendo 992 de especiais (trechos cronometrados). Além das cidades de largada e chegada, o percurso passará por Cabaceiras (PB), Acari (RN), Caicó (RN), Assú (RN) e pela Costa das Dunas (RN).
Atual líder do campeonato na classe Moto 1 e vice-líder na geral, Martin Duplessis, argentino que encara sua primeira temporada no Brasil, está mais tranquilo e confiante para a segunda prova. “Treinei mais com a minha moto, a CRF 450RX, e também fisicamente. O terreno do RN 1500 parece um pouco mais com da Argentina, tem bastante areia, que é o meu forte, e isso me ajuda muito. Fui muito bem recebido pelo time e isso me dá mais força para buscar bons resultados”, conta Duplessis.
Ao lado dele está o experiente Jean Azevedo, dono de dez títulos brasileiros de Rally Cross Country. “O Rally RN 1500 é uma prova longa e bem dura. Teremos especiais acima de 200 km todos os dias. No último, teremos areia, dunas e navegação por GPS. Os outros dias devem ter muita pedra e serra. Essas variações exigem bastante da parte física e dos equipamentos. Estamos bem motivados”, ressalta Azevedo.
Para Bissinho Zavatti, primeiro colocado na classificação da Moto 2, o RN 1500 é uma das competições que ele mais gosta. “É uma prova incrível. As características mudam muito de um dia para outro e até no mesmo dia. Teremos pedra, cascalho, areia, duna, serra, por isso, tem que focar bastante na planilha. Estou pronto e preparado”, diz o piloto atual campeão nacional da categoria, que também vai acelerar a CRF 450RX.
Com o mesmo modelo na Moto 2, Gabriel Soares, que trocou neste ano o enduro pelo rally, vai encarar pela primeira vez o Rally RN 1500. “Estou bastante ansioso para essa prova, que é uma referência. É um rali no padrão rali, uma prova mais longa, com mais dias e que vai ser bem dura. Estou preparado fisicamente. Recentemente, fiz uma prova de rally baja, que foi muito boa para a preparação”, comenta Soares.
Pela categoria nacional, a Brasil, Tiago Wernersbach defende o título do Rally RN 1500 conquistado ano passado com a CRF 250F. “É a minha segunda participação na prova e estou agora mais confiante e preparado. A moto está bem acertada e gostosa de andar”, completa o atual líder do Brasileiro de Rally Cross Country na classe e campeão brasileiro da categoria exclusiva para motos de fabricação nacional.