Equipe do SOS Cidadão 156 realiza treinamento de emergências com colaboradores dos CISEs
O treinamento abordou temas como crise hipertensiva e hipotensão; AVE; hipoglicemia e hiperglicemia; infarto agudo do miocárdio; traumas
- Data: 16/12/2021 17:12
- Alterado: 16/12/2021 17:12
- Autor: Gisele Lopes
- Fonte: PMSCS
Crédito:Divulgação / PMSCS
A equipe do SOS Cidadão 156 da secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou entre segunda e quarta-feira (13 e 15/12) um treinamento de emergências para 76 colaboradores dos CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) da Terceira Idade.
O treinamento realizado pela coordenadora Alessandra Masiukewycz e pela enfermeira Cristina Emmanuel Menezes dos Santos, na sede do SOS Cidadão 156, abordou temas como crise hipertensiva e hipotensão; AVE (Acidente Vascular Encefálico); hipoglicemia e hiperglicemia; infarto agudo do miocárdio/dor precordial; obstrução de vias aéreas por corpo estranho (Ovace); traumas; alteração dos parâmetros vitais constatados na consulta de enfermagem e médica; transporte e imobilização de pacientes críticos.
“Alguns conhecimentos simples podem evitar complicações e salvar vidas. Nossas equipes dos CISEs trabalham diretamente com idosos, o que exige muita atenção e responsabilidade e, em situações de emergência, devem aprender a manter a calma e identificar a necessidade, para que possam prestar os primeiros socorros e informar sobre o estado de saúde do paciente ao serviço de emergência”, explicou o secretário de Saúde, Danilo Sigolo.
A coordenadora do SOS Cidadão 156, Alessandra Masiukewycz, informou aos participantes que, principalmente quando ocorrer uma urgência ou emergência nos CISEs, independente da atividade que o idoso esteja realizando, a equipe multiprofissional deve estar ciente e organizada para seguir o fluxo. “Quando o paciente apresentar intercorrências, a equipe médica ou de enfermagem do centro da Terceira Idade deve ser acionada imediatamente. A equipe do administrativo ou recepção deve ficar por perto, para dar apoio e seguir as instruções do médico ou enfermagem. São eles, que irão acionar nossa equipe ligando para o 156 (0800-7000156), e se o idoso estiver sozinho, ou acompanhado de outro idoso, já deverão providenciar o telefonema para algum familiar avisando para qual hospital o idoso será conduzido pelo serviço do 156 (geralmente o mesmo dará entrada pela UPA). Vale ressaltar, que o tempo e a organização desta abordagem deverão ser o mais rápido possível, pois os resultados causam reflexos irreversíveis, caso a abordagem e o suporte não sejam efetivados corretamente e rapidamente.”
Para a coordenadora da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), Lucila Lorenzini, o treinamento foi para que a equipe consiga elaborar um fluxo de emergências no Cises. “Em fevereiro será feito um treinamento prático em cada CISE, simulando uma intercorrência para mostrarmos de forma prática como realizar um primeiro socorro nos nossos frequentadores. A equipe médica passará por treinamento em janeiro e educadores físicos em fevereiro”, resumiu Lucila.
SOS CIDADÃO 156
É um serviço municipal de excelência, especializado em atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência na cidade. O serviço funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais capacitados. O socorro é prestado após chamada feita para o telefone 0800 7000 156.