Equipamentos na Zona Sul oferecem atividades de capacitação
Locais atendem crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Serviço inclui refeições e atividades para o contraturno escolar
- Data: 30/05/2023 13:05
- Alterado: 30/05/2023 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
VISITA AO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PRODUTIVO (CEDESP) – ROSA MÍSTICA
Crédito:PAULO GUERETA / SECOM
O prefeito Ricardo Nunes visitou na manhã desta terça-feira (30) serviços destinados a crianças, jovens e adultos na região da Subprefeitura Capela do Socorro, na Zona Sul. Juntas, as unidades atendem mais de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade social, com atividades extracurriculares de capacitação, convivência e refeições.
“Hoje estou aqui vistoriando alguns serviços inaugurados recentemente para as pessoas terem a oportunidade de fazer um curso e se inserir no mercado de trabalho. Além disso, são locais que envolvem a questão da alimentação, oferecem almoço, enfim, um ambiente muito saudável que estimula o convívio social”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
A visita começou pelo Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Rosa Mística, no Jardim Sabiá. Inaugurado em junho de 2022, o local é um serviço voltado para 240 adolescentes, jovens e adultos, com idade entre 15 e 59 anos, que oferece cursos de capacitação nas áreas de Operador de Microcomputador, Assistente de Recursos Humanos e Confeitaria.
Em seguida, Ricardo Nunes visitou o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Sete de Setembro, um serviço destinado a crianças e adolescentes com idade de 6 a 14 anos e 11 meses. O local, inaugurado em novembro de 2021, atende 198 jovens matriculados com atividades artísticas, esportivas e socioeducativas no contraturno da escola.
“Estamos aqui no Jardim Myrna, na região do Grajaú, em uma área que tem uma simbologia muito importante. Nós estivemos aqui há um tempo e eu lembro que era um local ocupado pelo tráfico de drogas e por usuários, mas que hoje foi transformado com a implantação deste CCA. Hoje vemos aqui um espaço de convivência que reúne jovens e crianças, curtindo, fazendo cursos profissionalizantes, recebendo alimentação, enfim, confraternizando com toda a comunidade”, lembrou o prefeito.
Atendimento por toda a cidade
Atualmente a cidade de São Paulo conta com 464 Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), com 68.460 vagas para crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos. Os locais oferecem aos matriculados atividades lúdicas, culturais e esportivas para favorecer o desenvolvimento de sociabilidade e prevenção de situações de risco social.
Há também 64 Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), que juntos totalizam 12.560 vagas. As unidades contam com serviços convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas em situação de vulnerabilidade social de 15 a 59 anos, e tem como objetivo ofertar proteção social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, do desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã.