Entrega de fraldas e dietas em casa facilita a vida dos moradores de São Caetano
Gema Franco Torres chegou ao Brasil aos dois anos de idade, vinda de Treviso, na Itália. Hoje, aos 98 anos, tem dificuldades de locomoção, de fala e audição, além de problemas nos rins. Percalços inerentes à idade. Em São Caetano do Sul, cidade que a acolheu e com a qual contribuiu por décadas, se mantém […]
- Data: 17/12/2019 17:12
- Alterado: 17/12/2019 17:12
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
Gema Franco Torres chegou ao Brasil aos dois anos de idade, vinda de Treviso, na Itália. Hoje, aos 98 anos, tem dificuldades de locomoção, de fala e audição, além de problemas nos rins. Percalços inerentes à idade. Em São Caetano do Sul, cidade que a acolheu e com a qual contribuiu por décadas, se mantém lúcida e com qualidade de vida graças aos serviços referenciais da Secretaria de Saúde. E é contemplada pelo mais novo deles: a entrega domiciliar de fraldas e dietas enterais para pacientes acamados e com dificuldades de locomoção, iniciada pela Prefeitura em outubro.
Dona Gema é uma dos cerca de 1.000 pacientes que moram em São Caetano atendidos pela iniciativa. O programa facilita a vida do usuário e também de seu cuidador ou cuidadora, que não precisa mais se deslocar até um posto de Saúde para retirar os itens.
“Antes, íamos de ônibus ou tínhamos de gastar com Uber. Era difícil porque ela não pode ficar sozinha. Então, sempre tinha de pedir para alguém ficar com ela para eu ou minha irmã retirarmos. Foi assim por mais de dez anos. Agora, tudo mudou. E para muito melhor. É uma ideia excelente. Economizamos tempo e dinheiro”, elogia Célia Torres Nakazone, 68 anos, filha de Dona Gema.
Na manhã desta terça-feira (17/12), Célia recebeu em casa, no Bairro Oswaldo Cruz, os pacotes de fraldas para a mãe, que mora no mesmo local – a quantidade é para um mês. Desta vez, com uma novidade: as presenças do prefeito José Auricchio Júnior e da secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, que acompanharam a entrega para avaliar a eficiência do programa.
“Tratamos o paciente com respeito e dignidade. Esta ação é uma prova disso, do nosso compromisso com uma Saúde mais humana, que entrega mais carinho e atenção às pessoas”, frisou Auricchio, ao elogiar os cuidados de Dona Célia com a mãe. “Tem zelo pelo que faz. É um exemplo de cuidadora.”
“O prefeito respeita nós, moradores. É o melhor administrador de São Caetano. Igual a ele não tem”, agradeceu Célia, satisfeita com a atenção recebida com a entrega em casa das fraldas e com outros serviços de Saúde referenciais da Prefeitura.
São Caetano tem acumulado outras importantes conquistas no setor de Assistência Farmacêutica nos últimos anos, como a inauguração do Centro de Distribuição e Logística Nicolau Constantino (no Bairro Prosperidade), o lançamento do Guia de Medicamentos, a chegada da Farmácia de Alto Custo e a nova Farmácia Municipal (ambas funcionando no 1º Andar do Atende Fácil, no Centro), além do Remédio em Casa, que consiste na entrega domiciliar de medicamentos para pacientes com hipertensão e/ou diabetes.