Entrada de Santos: ‘beijo’ marca reta final de viaduto que passa sobre a Anchieta

Viaduto no km 63 da via foi construído com técnica chamada de ‘Balanço Sucessivo’; estrutura foi feita ‘de fora para dentro’, e as duas pontas se encontraram sobre duas pistas da Anchieta

  • Data: 23/06/2023 13:06
  • Alterado: 31/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ecovias
Entrada de Santos: ‘beijo’ marca reta final de viaduto que passa sobre a Anchieta

Viaduto no km 63 da via foi construído com técnica chamada de ‘Balanço Sucessivo

Crédito:Divulgação

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As obras da segunda fase da remodelação da entrada de Santos, o Binário 2, entre o km 59 e o km 65 da Via Anchieta, dentro do projeto Conexão Porto/Cidade tiveram mais uma etapa importante concluída nesta semana. O novo viaduto no km 63 da via, construído com uma técnica não tão comum na engenharia, chamada de “Balanço Sucessivo”, chegou ao momento do “beijo” – quando as duas pontas da estrutura, que é feita “de fora para dentro”, se encontram sobre o vão no centro da pista.

A técnica, criada na década de 1930 pelo engenheiro Emilio Baumgart, para o projeto da ponte sobre o Rio do Peixe, em Santa Catarina, é aplicada quando, nas construções de pontes e viadutos, existe a necessidade de execução de um grande vão aliada à impossibilidade de interdição das vias sob a estrutura durante a fase de construção. Nestes casos, a construção é feita com a instalação de pilares somente nos extremos da estrutura e, a partir dali, são executadas as aduelas do viaduto, como a montagem das tradicionais peças de Lego, de maneira simétrica e simultânea, até que estas aduelas se encontrem no centro – o “beijo”.

No caso do novo viaduto, conhecido como “Ramo A”, os dois pilares iniciais foram construídos na Marginal Sul da Anchieta e entre a SP-148 e a pista Norte da Anchieta. Técnica semelhante foi aplicada na construção da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. “Como o viaduto passa sobre a Via Anchieta, incluindo as marginais, e a estrutura precisa ter um vão livre de 100 metros de largura, essa foi a saída que encontramos para preservar a característica da rodovia, enquanto conseguimos, também, garantir a segurança viária e as boas condições de tráfego durante as obras, já que, com essa técnica, os bloqueios são mínimos e pontuais na rodovia, sem prejudicar a passagem dos motoristas”, explica o engenheiro responsável pela obra, Luiz Paulo Calixto Marchese.

Ele explica ainda que, para que fosse possível erguer esses pilares, nos extremos, foi necessária a instalação de blocos de fundação, de cada lado da rodovia, onde foi necessária a utilização, aproximadamente, de 400m³ de concreto em cada. “É um volume muito grande, que em obras do nosso sistema só utilizamos em blocos da segunda pista da Imigrantes”.

Com o encontro das duas pontas no centro do viaduto concluído, a próxima etapa é a instalação de pavimento e serviços complementares, como iluminação e sinalização, para a liberação do tráfego. A obra, que começou em janeiro do ano passado, será um acesso direto para os veículos que querem seguir da Zona Noroeste de Santos à capital paulista, contribuindo com a melhora na fluidez do tráfego na zona portuária, o que vai refletir tanto na rotina dos caminhoneiros que passam pela região diariamente quanto no ganho de tempo e segurança viária de todos os usuários do trecho.

Binário 2

Os trabalhos da segunda fase da remodelação da entrada de Santos, o chamado Binário 2, que iniciaram em dezembro de 2021, alcançaram a marca de 90% dos serviços viários concluídos. Com investimentos de R$ 346,2 milhões, nesta fase, a obra contempla, além do novo viaduto, a recuperação total da SP-148, ampliação da capacidade da ponte sobre o Rio Casqueiro e implantação de duas passarelas de pedestres na altura do km 63. O prazo de entrega é novembro de 2023. Além destas obras, está prevista, também, a implantação de um sistema de bombeamento de águas pluviais, com previsão de entrega para novembro de 2024.

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Crédito:Divulgação Viaduto no km 63 da via foi construído com técnica chamada de ‘Balanço Sucessivo

  • Data: 23/06/2023 01:06
  • Alterado:31/08/2023 21:08
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