Engenheiros da Defesa Civil do Estado participam da semana de aprimoramento profissional

O programa é desenvolvido em sete etapas, e profissionais participam de Ciclo de Atualização Profissional

  • Data: 19/05/2023 08:05
  • Alterado: 19/05/2023 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo
Engenheiros da Defesa Civil do Estado participam da semana de aprimoramento profissional

Crédito:Reprodução

Você está em:

Os integrantes da Divisão de Recuperação, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, composto por engenheiros, participam desde o dia 13 de abril de uma capacitação para atualização dos conhecimentos profissionais.

O Ciclo de Atualização Profissional se estende até o final do mês de maio e aborda assuntos direcionados para diversos métodos construtivos, técnicas de recuperação e prevenção em regiões de encostas e taludes, atualização com o uso de equipamentos mais novos no mercado, dimensionamento de materiais e estruturas que garantirão a qualidade dos serviços prestados à sociedade paulista, tendo em vista o avanço tecnológico, novos equipamentos e o emprego de técnicas operacionais mais modernas, além de visita à feiras nacionais de engenharia e workshops.

Empresas parceiras realizaram a abertura, no Palácio dos Bandeirantes, com o tema “Barreiras contra quedas de rochas e detritos”, onde representantes das empresas SEEL Engenharia, MMF Projetos, Geobrugg, Maccaferri, DYWIDAG apresentaram soluções e técnicas utilizadas em projetos de barreiras contra quedas de rochas e detritos.

Profissionais da Divisão participaram, no Rio de Janeiro, do XIV Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, que também faz parte do Ciclo de Atualização e teve como objetivo divulgar as recentes conquistas e as novas técnicas empregadas em grandes estruturas, como pontes e viadutos.

No município de Jundiaí, o efetivo participou da palestra “Contenção por Gabiões”, ministrada por representantes da empresa Maccaferri, que discorreram sobre as recentes técnicas utilizadas no mercado sobre contenção por gabiões nos diversos tipos de terrenos.

Seguindo a programação, no Palácio dos Bandeirantes, o 1º Sgt PM Soares, da Divisão de Recuperação, abordou o tema “Estudo hidrológico”, descrevendo as principais características da área em estudo e itens como localização, tipo de relevo, ocupação e cobertura do solo, além das principais travessias sobre cursos d’água.

Encerrando o evento, A Sd PM Gabriela do Centro de Gerenciamento de Emergências fará uma aula prática e expositiva sobre Revit, um software de arquitetura, urbanismo, engenharia e design que foi criado com a tecnologia BIM (Building Information Model, Modelagem de Informações da Construção) que permite desenvolver projetos muito mais completos de uma forma mais rápida.

Esta programação vai ao encontro das necessidades da Divisão de Recuperação, pois o Departamento de Proteção e Defesa Civil auxilia os municípios paulistas que solicitam repasse de recursos estaduais, via convênio, visando a construção de obras preventivas ou recuperativas de defesa civil, desde a vistoria inicial, análise de projetos de engenharia, acompanhamento e fiscalização de obras, até o encerramento do convênio com a prestação de contas.

“Nos últimos anos a Defesa Civil ampliou os investimentos em obras e aumentou o portfólio de soluções construtivas. Isso tem exigido uma permanente atualização dos profissionais que trabalham no setor de engenharia da Defesa Civil do Estado”, destacou a Major PM Claudia Bemi, Diretora da Divisão de Recuperação.

Somente em 2023 a Defesa Civil já entregou 15 obras e assinou mais 31 convênios com os municípios paulistas, investimento total de R$ 45,7 milhões de reais.

Compartilhar:

  • Data: 19/05/2023 08:05
  • Alterado:19/05/2023 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados