Enem 2024: tema da redação é atual e apropriado, avaliam professores
Candidatos tiveram de escrever sobre valorização da herança africana
- Data: 04/11/2024 09:11
- Alterado: 04/11/2024 09:11
- Autor: Redação/AI
- Fonte: Agência Brasil
Crédito:Arquivo/Agência Brasil
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, tem sido amplamente considerado por educadores como pertinente e relevante. Especialistas ouvidos em Brasília e São Paulo destacam que a escolha realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não apenas permite que os alunos demonstrem suas habilidades textuais, mas também incentiva uma reflexão profunda sobre questões sociais contemporâneas.
A professora Analu Vargas, de Brasília, ressalta que o tema convida à análise crítica das dinâmicas sociais atuais, abordando não apenas a importância da cultura africana, mas também temas correlatos como o preconceito e o racismo estrutural. Ela afirma que este é um momento oportuno para os estudantes explorarem questões históricas e sociais que ainda influenciam a sociedade brasileira.
Juliana Rettich, coordenadora em São Paulo, sublinha o caráter pedagógico da proposta, mencionando que o Enem frequentemente transforma temas de redação em pautas significativas para discussões mais amplas na mídia. Ela aponta para a necessidade de abordar a descolonização dos currículos escolares e a valorização do conhecimento produzido por povos afrodiaspóricos.
O debate sobre racismo estrutural é destacado por Nayara de Barros, também de São Paulo. Ela enfatiza que esse conceito pode ser explorado pelos estudantes ao analisarem como práticas discriminatórias estão enraizadas nas instituições sociais brasileiras. Luiz Carlos Dias complementa essa visão ao conectar o tema aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ressaltando a importância da igualdade étnico-racial.
Hagda Vasconcelos, de Brasília, avalia que o tema está em sintonia com as necessidades educacionais do país e acredita que os estudantes estão preparados para discutir essas questões complexas dentro das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Gilmar Félix, professor no Distrito Federal, reforça a importância do ensino da cultura africana nas escolas brasileiras desde 2003 e vê na redação do Enem uma oportunidade de legitimar essa educação antirracista. No entanto, ele reconhece que ainda existem desafios na implementação desse ensino devido às resistências culturais e sociais.
A abordagem do tema no Enem é vista como uma ferramenta crucial para desconstruir visões hierárquicas obsoletas sobre as contribuições africanas à sociedade brasileira. O professor destaca a importância dos alunos desenvolverem suas redações com base em repertórios legitimados para evitar penalizações na avaliação.
Em suma, a proposta do Enem deste ano sobre a valorização da herança africana no Brasil é amplamente vista como uma oportunidade essencial para fomentar debates necessários sobre identidade cultural, justiça social e igualdade racial nas esferas educacional e pública.