Enel trabalha o conceito de economia circular na reciclagem de medidores de energia

Foram destinadas para a reciclagem mais de 150 toneladas de metal, vidro e plástico; Este montante equivale ao peso de 150 carros populares

  • Data: 14/06/2022 13:06
  • Alterado: 14/06/2022 13:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel Distribuição São Paulo
Enel trabalha o conceito de economia circular na reciclagem de medidores de energia

Brasília - Welson Silva um dos 244 leituristas de energia da CEB Distribuição, empresa de energia que atende o Distrito Federal, começaram a identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em seu percurso (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Crédito:Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Você está em:

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, atua de maneira ativa em questões voltadas à sustentabilidade. A empresa está sempre em busca de ações que possam reforçar a sua preocupação com o meio ambiente, e o processo de reutilização e reciclagem de materiais, incluindo os medidores, conhecidos popularmente como ‘relógios de luz’, são duas formas de colocar em prática a economia circular. 

Depois de desinstalados e vistoriados, os medidores que possuem condições de funcionamento são direcionados para reutilização, tendo assim um novo ciclo de vida. Aqueles que chegaram ao fim de sua vida útil seguem para a reciclagem. Para o reaproveitamento sustentável e a destinação correta dos medidores antigos, a companhia, por meio de empresas parceiras, realiza o processo de descaracterização, garantindo a segurança da informação, e inicia o processo de reciclagem e transformação da matéria.

“Na Enel, adotamos os conceitos da economia circular em nossa estratégia de negócios e realizamos ações que impactam positivamente a sociedade, a economia e o meio ambiente, com o objetivo de criarmos valor compartilhado. E não é diferente com os antigos medidores que saem da rede, após a instalação dos equipamentos inteligentes”, afirma Solange Mello, gerente de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo.

Todo o processo segue dois importantes pilares de economia circular para a Enel, que é o de extensão de vida útil e a circularidade de produtos. Desta forma, os materiais que chegam ao fim da sua vida útil seguem para as empresas parceiras que realizam o descarte adequado ou a reciclagem do equipamento. O plástico, por exemplo, presente nos medidores, é revendido para empresas que recuperam o material para que esta matéria-prima possa voltar para a cadeia produtiva da indústria.

A distribuidora já conta com um volume expressivo de material reaproveitado. Até o momento, foram substituídos 150 mil medidores antigos por medidores inteligentes, contribuindo para a destinação de mais de 150 toneladas de metal, vidro e plástico encaminhados para a reciclagem, o equivalente ao peso de 150 carros populares. Os medidores mais modernos fazem parte do projeto Smart Meter, que prevê a instalação de 300 mil equipamentos em Pirituba, Perus e Freguesia do Ó, bairros do município de São Paulo, até o final deste ano. A iniciativa tem apoio de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“Seguindo os planos de circularidade, pretendemos no futuro encerrar o ciclo completo da nossa cadeia produtiva, ao utilizar os materiais reciclados como insumo para produção de novos medidores”, completa Solange.

Com esta ação, a Enel trabalha em cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU, que são: a ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 13 – Ação Contra Mudança Global do Clima.

Este projeto tem investimento do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Compartilhar:

  • Data: 14/06/2022 01:06
  • Alterado:14/06/2022 13:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel Distribuição São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados