Enel SP normaliza serviço para clientes com ocorrências registradas sexta-feira e sábado

Forte vendaval impactou o fornecimento para 3,1 milhões de clientes na noite de sexta feira; Ao todo, 2.800 técnicos foram mobilizados ao longo dos últimos dias

  • Data: 17/10/2024 14:10
  • Alterado: 17/10/2024 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel SP
Enel SP normaliza serviço para clientes com ocorrências registradas sexta-feira e sábado

Crédito:Divulgação

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A Enel Distribuição São Paulo restabeleceu o fornecimento de energia para os consumidores com ocorrências registradas entre sexta-feira (11/10) e sábado (12/10) após a forte tempestade, com ventos de até 107,3 Km/h, que causou  danos severos na rede de distribuição na Região Metropolitana de São Paulo. A operação da  companhia está, no momento, dentro dos padrões de normalidade com atendimentos a  ocorrências ingressadas nos últimos dias. A companhia se solidariza com todos os clientes  impactados pelo evento climático extremo e lamenta os transtornos causados pela interrupção  do fornecimento de energia. 

“Trabalhamos incansavelmente, com mobilização máxima de equipes e apoio de outras  distribuidoras, para restabelecer a normalidade diante dos graves impactos que enfrentamos.  A energia é um bem essencial e sabemos que um evento dessa magnitude causa muitos  transtornos nas casas, comércios e na cidade como um todo”, ressalta Guilherme Lencastre,  presidente da Enel Distribuição São Paulo. 

A tempestade da última sexta-feira foi o mais grave evento climático na Região Metropolitana  de São Paulo nos últimos 30 anos e uma das maiores contingências em impacto nas redes elétricas. Os principais números envolvidos no episódio mostram o tamanho do desafio para  a reconstrução da rede e recomposição do serviço de fornecimento de energia.  O número total de clientes afetados inicialmente chegou a 3,1 milhões na noite de sexta-feira (11/10). Na mesma noite, sobretudo em razão da atuação dos sistemas de automação e de  manobras remotas da rede elétrica, o volume de clientes foi reduzido em 1 milhão. Até o fim  do dia 12 (sábado), a energia já havia sido restabelecida para cerca de 80% dos consumidores  afetados. 

O vendaval da última semana afetou não apenas quilômetros de redes de baixa e média  tensão, mas também 17 linhas de distribuição de alta tensão e 11 subestações. Os impactos  foram severos e, por isso, envolvem um trabalho de reconstrução que demanda um tempo  maior de atuação e a mobilização de mais recursos e equipes em cada ocorrência.  

Diante da tempestade, a empresa acionou, desde o primeiro momento, seu plano de operação  para eventos climáticos extremos e reforçou o número de equipes em campo. A empresa mobilizou profissionais de suas distribuidoras do Rio e do Ceará, além de equipes do Chile,  Itália, Espanha e Argentina, e contou com o apoio de outros grupos de distribuição de energia,  como Light, Neoenergia Elektro e EDP. Com esse incremento, o número de profissionais em  campo chegou a 2.800.

Para atender casos críticos, a Enel disponibilizou 500 geradores (40 de grande porte) para  serviços essenciais, como hospitais, e clientes que dependem de eletricidade para  manutenção de equipamentos hospitalares, por exemplo. 

Principais números  

• 3,1 milhões de clientes afetados, dos quais 1 milhão foram normalizados ainda na noite  de sexta-feira (11/10) 

• 2.800 técnicos em campo; 

• 500 geradores mobilizados; 

• 251 postes danificados;  

• cerca de 1.500 ocorrências por contato de vegetação com a rede, como a queda de  árvores inteiras. 

• Mais de 100 transformadores substituídos  

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  • Data: 17/10/2024 02:10
  • Alterado:17/10/2024 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel SP









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