Enel leva eficiência energética a hospital e mais quatro escolas de Osasco
Empresa instalará sistema de geração de energia solar em maternidade; expectativa é alcançar economia de 989,45 MWh/ano, suficiente para abastecer 485 residências por 12 meses
- Data: 28/08/2024 19:08
- Alterado: 28/08/2024 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Da esquerda para direita: Rogério Lins, Prefeito Osasco; Waldir Ribeiro, Secretário de Serviços e Obras de Osasco, Cláudio Piteri, Secretaria de Educação, Mauricio Oliboni Gusmão, Especialista de Sustentabilidade e Guilherme Lencastre, Presidente Enel São Paulo
Crédito:Divulgação/Enel
Depois de substituir quase 600 lâmpadas do sistema de iluminação pública em Osasco, a Enel Distribuição de São Paulo anuncia novo pacote de iniciativas de eficiência energética no município. Desta vez, quatro escolas municipais e um hospital serão beneficiados com a modernização de instalações elétricas, troca de aparelhos e adoção de tecnologia LED, mais potente, econômica e duradoura, entre outras ações.
“Estamos comprometidos em transformar a maneira como as instituições públicas consomem energia, beneficiando tanto as entidades participantes quanto as pessoas por elas atendidas, promovendo soluções que resultam em eficiência energética, economia financeira e preservação do meio ambiente, com a redução de emissão de CO2”, explica Solange Mello, responsável projetos de sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo.
Com a substituição das lâmpadas nas ruas de Osasco por tecnologia LED feita ao longo de 2023, por exemplo, a economia estimada, segundo ela, é de 252,27 MWh/ano, suficiente para abastecer 123 residências com consumo mensal de 173 kWh por 12 meses. “Mais de 9 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas na atmosfera por ano, o que equivale ao plantio de 70 árvores.”
Agora, a Enel expande as ações do seu Programa de Eficiência Energética em Osasco para quatro escolas municipais, além do Hospital e Maternidade Amador Aguiar. Mais de 4 mil lâmpadas antigas serão substituídas por LED nessas cinco instituições – 1.864 delas só na Maternidade. A empresa também instalará sistemas de geração fotovoltaico (placas solares) na unidade de saúde e em duas das escolas. Somadas, as três plantas geradoras terão capacidade de 372 KWp. “E ainda trocaremos 66 aparelhos de ar-condicionado do Amador Aguiar por modelos inverter, que são mais eficientes.”
Com essas ações, a expectativa é que, no total, seja alcançada uma economia de 989,45 MWh/ano, suficiente para abastecer 485 residências com consumo de 170 kWh/mês.
“São resultados consistentes para questões relevantes e atuais, como sustentabilidade, por meio da redução de emissões de CO2, e economia de gastos, graças a soluções mais eficientes. Um programa que está beneficiando áreas importantes para nós: ruas, escolas e hospital bem iluminados e com sistemas elétricos modernos”, afirmou o prefeito de Osasco, Rogério Lins, durante cerimônia de lançamento da nova fase do Programa de Eficiência Energética da Enel São Paulo no município. A cerimônia contou com a presença do presidente da distribuidora, Guilherme Lencastre.
Programa
O Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição São Paulo, viabilizado com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existe desde 1998 e já investiu aproximadamente R$ 1 bilhão em 419 projetos focados no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educativas. Nos últimos quatro anos, seis municípios receberam investimentos de R$ 8,4 milhões, resultando em uma economia de 6,3 GWh/ano e na redução da emissão de 250 toneladas de CO2 na atmosfera, equivalente ao plantio de 1.786 árvores.