Enel investe em melhoria e manutenção na rede elétrica na região do ABC
Entre as iniciativas, destacam-se instalação de equipamentos de automação, expansão do parque elétrico e podas de árvores em contato com a rede
- Data: 08/06/2022 17:06
- Alterado: 08/06/2022 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: Enel Distribuição São Paulo
A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua nos 24 municípios da Grande São Paulo, faz um balanço dos investimentos realizados nos sete municípios do Grande ABC. No período de 2018 a 2021, a concessionária já destinou cerca de R$ 255 milhões na região, em obras de expansão e manutenção da rede elétrica e instalação de equipamentos, que tornam a rede mais resistente.
Em relação aos investimentos em rede, a distribuidora instalou 832 equipamentos de telecontrole, dispositivos que permitem religar os clientes mais rapidamente e reduzir o número de consumidores sem energia em casos de interrupção no fornecimento, além de 1.050 religadores monopolares. A instalação destes itens faz parte do plano contínuo da concessionária de aumentar o nível de automação da rede elétrica, que permite a redução de ocorrências de desligamentos e a melhoria contínua nos indicadores de qualidade e confiabilidade do sistema.
Além disso, para tornar a rede menos suscetível a interrupções no fornecimento de energia por fatores externos, a concessionária executou, nos últimos quatro anos, aproximadamente 231 mil ações de podas de árvores com galhos próximos ou em contato com a rede elétrica nos municípios do ABC. Apenas neste ano, a concessionária já realizou 22 mil podas e tem outras 40 mil ações programadas na região. Nesta mesma frente, a companhia também instalou cerca de 270 quilômetros de spacer cable (rede compacta), mais resistente ao toque de objetos externos, tais como galhos de árvores.
Para acompanhar o crescimento do mercado consumidor e reforçar a capacidade de distribuição de energia do sistema elétrico, trazendo mais flexibilidade operacional e minimizando os impactos das ocorrências, a companhia investiu na expansão do parque elétrico (subestações e linhas de subtransmissão e distribuição). Entre 2018 e 2021, a distribuidora investiu em importantes obras na região, que beneficiaram cerca de 567 mil clientes. Para este ano, estão previstas a conclusão de outras sete obras, que irão beneficiar mais 73,5 mil consumidores.
”Ao investirmos nesse conjunto de obras de expansão e modernização do parque, a companhia prepara a rede elétrica para suportar a expansão do mercado consumidor, possibilitando que estabelecimentos comerciais se instalem na região, o que contribui para seu desenvolvimento socioeconômico”, afirma Vincenzo Ruotolo, responsável por Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição São Paulo.
Hoje, o sistema elétrico do ABC Paulista conta com 25 subestações, mais de 32 mil transformadores de distribuição, 290 circuitos de média tensão e mais de 6,8 mil quilômetros de rede de baixa, média e alta tensão. “Continuamos trabalhando e investindo para tornar o sistema cada vez mais robusto e, desta forma, reafirmar nosso compromisso com a confiabilidade e a qualidade do serviço para entregar energia de qualidade aos mais de 1,246 milhão de clientes atendidos na região”, finaliza o executivo. Das 13 bases operacionais da Enel, três delas estão no ABC, localizadas em Santo André, São Caetano e Diadema.
Atendimento ao Cliente
Na região, a concessionária disponibiliza sete lojas de atendimento presencial. Além dos canais tradicionais, como lojas físicas e Call Center, a companhia disponibiliza outras ferramentas, ágeis e seguras, como o aplicativo Enel SP (disponível para Android e iOS), WhatsApp Elena, Torpedo Fácil e SMS e a Agência Virtual no site da companhia.