Encontro com Espectadores recebe o ator Dalton Vigh e o diretor Otávio Martins
O Itaú Cultural realiza no dia 29, às 15h, a edição de setembro do Encontro com Espectadores, que neste mês dá luz à premiada comédia Caros Ouvintes, em cartaz no Teatro Renaissance
- Data: 23/09/2019 11:09
- Alterado: 23/09/2019 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Daumer de Giuli
A conversa tem participação de Otávio Martins e Dalton Vigh, respectivamente diretor e ator do espetáculo, que trata da despedida de um famoso elenco de radionovelas em seu último programa. A mediação é feita pela crítica de teatro Beth Néspoli, do site Teatrojornal – Leituras de Cena, parceiro da programação.
Caros Ouvintes traz, de forma divertida, o ponto de vista dos atores que faziam sucesso nas radionovelas, que acabaram sendo engolidas pelas telenovelas. Ambientada na década de 1960 – quando os aparelhos de televisão começaram a fazer parte das casas brasileiras e o público começou a prestar atenção tanto na voz quanto na imagem dos personagens –, a peça mostra o medo dos atores que eram sucesso apenas com suas vozes: revelar que, na verdade, galãs do rádio eram gordinhos e carecas, e mocinhas eram vividas por atrizes mais velhas.
Por isso, uma das últimas emissoras a produzir radionovelas prepara seu elenco para realizar o último programa de uma forma especial: após uma grande apresentação ao vivo, eles irão se despedir do público em um palco armado do lado de fora da rádio.
Estreado em 2014, Caros Ouvintes tem direção e autoria de Otávio Martins e traz no elenco Agnes Zuliani, Alex Gruli, Carol Bezerra, Dalton Vigh, Eduardo Semerjian, Fernando Pavão, Léo Stefanini e Natállia Rodrigues. O espetáculo foi visto por mais de 70 mil espectadores e venceu alguns dos principais prêmios do teatro paulistano, como o Shell e o Aplauso Brasil, além de ter recebido destaque no site Times Square Chronicles.
O Encontro com Espectadores é realizado todo último domingo do mês. Com a proposta de reunir críticos, artistas e o público em torno de um espetáculo em cartaz na cidade, a iniciativa vinha sendo realizada há aproximadamente dois anos pelo coletivo de críticos do Teatrojornal, a partir do desejo de intensificar a mediação entre arte e público. Desde 2018, a ação passou a ter como endereço o Itaú Cultural, na Avenida Paulista.
Os convidados
Otávio Martins é diretor, ator e autor de teatro e televisão. Nos palcos, encenou obras como O Bosque Soturno, de Neil LaBute, La Estupide, de Rafael Spregelburd, e Divórcio, de sua autoria junto com Franz Keppler. Escreveu, ainda, textos como Pressa, dirigida por João Fonseca; Que Tal Nós Dois, comédia escrita com Juliana Araripe; Os Fantasmas, dirigido por Hugo Rodas; e Pergunte ao Tempo, encenado por ele. Atuou em Quando Tudo Estiver Pronto, de Donald Margulies, e Kiev, de Sergio Blanco. Na TV, foi roteirista de Êta Mundo Bom!, da Rede Globo. Ainda em teledramaturgia, interpreta o vilão da novela As Aventuras de Poliana, no SBT. No cinema, assinou roteiros de O Troco e Quem Casa Quer Casa, previstos para 2020.
Dalton Vigh é ator de teatro, televisão e cinema. Formado pela atual Escola Superior de Artes Célia Helena, integrou elenco de múltiplas produções, notadamente do Grupo Tapa, como A Importância de Ser Fiel, de Oscar Wilde, e Cloaca, de Maria Goos, ambas encenadas por Eduardo Tolentino de Araújo, bem como Uma Peça por Outra, de Jean Tardieu, dirigida por Brian Penido Ross e Guilherme Sant’Anna. Atua em telenovelas desde meados da década de 1990, como em Tocaia Grande e Xica da Silva, na extinta Rede Manchete; O Clone e Fina Estampa, na Rede Globo; e atualmente em As Aventuras de Poliana, no ar no SBT.
Sobre a mediadora
Beth Néspoli é jornalista, crítica e doutora em artes cênicas pela USP. Edita o site Teatrojornal – Leituras de Cena. Tem artigos publicados nas revistas Cult, Sala Preta e no livro O ato do espectador (Hucitec, 2017). De 1995 a 2010, atuou como repórter e crítica no jornal O Estado de S.Paulo, e entre 2003 e 2008 foi comentarista de teatro na Rádio Eldorado. Cobriu mostras nacionais e internacionais, e foi jurada dos prêmios Governador do Estado de São Paulo, Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio Itaú Cultural 30 anos.
Sobre o Teatrojornal
Site de crítica teatral criado em 2010 e empenhado na difusão e análise da cena contemporânea. Seu nome evoca o Teatro Jornal, técnica que estimula o cidadão a elaborar cenas a partir do noticiário, batizado pelo diretor e dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), teórico do Teatro do Oprimido. Essa lembrança traduz nosso desejo de valorização da crítica jornalística, definida como aquela que não abre mão do rigor, mas busca dialogar com um amplo círculo de leitores. A equipe editorial é formada por Beth Néspoli, Maria Eugênia de Menezes e Valmir Santos, seu criador.
SERVIÇO:
Encontro com Espectadores
Dia 29 de setembro (domingo), às 15h
Sobre o espetáculo Caros Ouvintes
Com Otávio Martins (autor e diretor) e Dalton Vigh (ator)
Mediação de Beth Néspoli
Sala Vermelha (Piso 3)
Duração: 120 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Interpretação em Libras
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos:
Público preferencial: 1 hora antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)
Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)