Encontro com Espectadores com Pedro Vieira e Reni Adriano

A dupla participa de conversa aberta com o público sobre o espetáculo De volta a Reims, que aborda a subjetividade criada sobre o indivíduo gay e os conflitos sociais sofridos por ele

  • Data: 24/05/2019 11:05
  • Alterado: 24/05/2019 11:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Encontro com Espectadores com Pedro Vieira e Reni Adriano

Crédito:Cacá Bernardes

Você está em:

No dia 26 (domingo), às 15h, o Itaú Cultural realiza a edição de maio do Encontro com Espectadores, que neste mês recebe o ator Pedro Vieira e o dramaturgo Reni Adriano para uma conversa sobre o espetáculo De volta a Reims, em cartaz até o dia 26 no Viga Espaço Cênico. O encontro tem mediação da crítica de teatro Beth Néspoli, do site Teatrojornal – Leituras de Cena, parceiro da programação.

Livremente adaptado do livro Retour à Reims, do escritor e filósofo francês Didier Eribon, De volta a Reims é um relato autobiográfico sobre a subjetividade criada a respeito do indivíduo gay e da decorrente rejeição social sofrida por ele. No monólogo, o personagem voltava à sua cidade natal após mais de 30 anos, devido a morte do pai. Lá, ele se envolve em questionamentos sobre sua ascensão social, a implicação da homossexualidade no contexto que vive atualmente e a ascensão da extrema direita no cenário mundial.

O Encontro com Espectadores é realizado todo último domingo do mês. Com a proposta de reunir críticos, artistas e o público em torno de um espetáculo em cartaz na cidade, a iniciativa vinha sendo realizada há aproximadamente dois anos pelo coletivo de críticos do Teatrojornal, a partir do desejo de intensificar a mediação entre arte e público. Desde o ano passado, a ação passou a ter como endereço o Itaú Cultural, na Avenida Paulista.

Perfil dos convidados

Pedro Vieira foi indicado ao Prêmio Shell SP em 2016 na categoria Melhor Ator, pelo espetáculo Eu Tenho Tudo, dirigido por Cácia Goulart. Atuou em obras como A Morta (Viva), peça de Oswald de Andrade, dirigida por Luiz Fernando Ramos; Resto de Cerveja em Copo Transparente e Três Paredes e Meia, ambas escritas por de Sérgio Pires e dirigidas por Emerson Rossini; e Apocalipse 1,11, peça de Fernando Bonassi e direção de Antônio Araújo, do Teatro da Vertigem. No cinema, atuou em De Cara Limpa, Carandiru, Nina e Amanhã Nunca Mais. Formou-se pelo Teatro Escola Macunaíma, em 1992. Fez parte do núcleo de direção e concepção Teatral da Escola Livre de Teatro de Santo André, de 1999 a 2002.

Reni Adriano é graduado em Filosofia pela PUC-SP, escritor e consultor em leitura e literatura e em projetos de formação de leitores. Pelo romance Lugar, recebeu os prêmios Governo de Minas Gerais de Literatura, em 2009, na categoria ficção, e Machado de Assis de Melhor Romance (3° lugar), da Fundação Biblioteca Nacional, em 2010, sendo ainda finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2011. É autor de Confiar no Texto, Habitar os Livros: boas práticas de leitura em bibliotecas comunitárias (Instituto Ecofuturo, 2014). Redator, produziu material de educação para leitura e escrita nas campanhas Eu Quero Minha Biblioteca (coalização de instituições como Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia e Todos Pela Educação) e Dia Nacional da Leitura.

Sobre a mediadora

Beth Néspoli é jornalista, crítica e doutora em artes cênicas pela USP. Edita o site Teatrojornal – Leituras de Cena. Tem artigos publicados nas revistas Cult, Sala Preta e no livro O ato do espectador (Hucitec, 2017). Durante 15 anos, de 1995 a 2010, atuou como repórter e crítica no jornal O Estado de S.Paulo, e entre 2003 e 2008 foi comentarista de teatro na Rádio Eldorado. Realizou a cobertura de mostras nacionais e internacionais, como a Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cênico (2007) e o Festival Internacional A. P. Tchéchov (Moscou, 2005). Foi jurada dos prêmios Governador do Estado de São Paulo, Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio Itaú Cultural 30 anos.

Sobre o Teatrojornal

Site de crítica teatral criado em 2010 e empenhado na difusão e análise da cena contemporânea. Seu nome evoca o Teatro Jornal, técnica que estimula o cidadão a elaborar cenas a partir do noticiário, batizado pelo diretor e dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), teórico do Teatro do Oprimido. Essa lembrança traduz nosso desejo de valorização da crítica jornalística, definida como aquela que não abre mão do rigor, mas busca dialogar com um amplo círculo de leitores. A equipe editorial é formada por Beth Néspoli, Maria Eugênia de Menezes e Valmir Santos, seu criador.

SERVIÇO:

Encontro com Espectadores

Com Pedro Vieira e Reni Adriano

Mediação de Beth Néspoli

Sobre o espetáculo De volta a Reims

Dia 26 de maio (domingo), das 15h às 17h

Sala Vermelha (Piso 3)

Duração: 120 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Interpretação em Libras

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: 1 hora antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)

Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)

Compartilhar:

  • Data: 24/05/2019 11:05
  • Alterado:24/05/2019 11:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados