EMTU/SP destaca iniciativas ambientais

Iniciativas sustentáveis são práticas das concessionárias geridas pela EMTU, responsável pelo transporte intermunicipal das Região Metropolitanas do Estado

  • Data: 16/03/2021 16:03
  • Alterado: 16/03/2021 16:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: EMTU/SP
EMTU/SP destaca iniciativas ambientais

Crédito:Divulgação

Você está em:

Para marcar o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado nesta terça-feira, 16 de março, a EMTU destaca a sua contribuição e a de seus parceiros no âmbito do sistema de transporte de baixa e média capacidade das regiões metropolitanas do Estado.

Gerenciado pela EMTU, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) circula há cinco anos entre Santos e São Vicente – silenciosamente e sem poluir o meio ambiente, utilizando apenas a energia elétrica como combustível. Por mês, o VLT transporta certa de 400 mil passageiros e depois de entregue toda segunda fase, levará mensalmente cerca de 960 mil pessoas, unindo bairros ao centro, pontos turísticos e trabalho.

Concessionária Metra tem uma forte política de educação ambiental voltada aos empregados, como a substituição de copos plásticos por canecas reutilizáveis nos setores administrativos e a coleta seletiva do lixo interno, com planejamento de expansão para os terminais metropolitanos. A empresa promove também o plantio de mudas de árvores, por meio do Projeto Corredor Verde, ao longo do viário do Corredor Metropolitano ABD, além de incorporar tecnologias limpas à frota, como ônibus híbridos e trólebus.

Até 2008, a vegetação dos 33 km do trecho São Mateus-Jabaquara consistia em áreas intermitentes de grama rasteira e algumas poucas árvores. Hoje, conjunto de espaços públicos urbanos, abertos ou protegidos, são destinados a conservação da natureza, recuperação da paisagem, contemplação e lazer. São 10 mil manacás-da-serra plantados ao longo de oito anos. Eles embelezam a paisagem urbana e colaboram na redução do efeito estufa em cinco municípios da Região Metropolitana – São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.

Para assegurar uma menor emissão de gases poluentes, a BR Mobilidade, que opera na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), tem o compromisso e realiza ações preventivas para o controle de emissão de fumaça. Além disso, desenvolve programas de reciclagem – com coleta seletiva no armazenamento de resíduos produzidos pela empresa. Materiais como lâmpadas, filtros, borrachas, óleos, latas de tintas, lonas de freio, são destinados a locais adequados ou reciclados. Há também os Programas ‘Tá Limpo’ e ‘Ecodiesel’, que visam despertar a consciência ecológica dos colaboradores. O ‘Ecodiesel’ visa minimizar a emissão de poluentes na atmosfera, reduzindo o consumo de óleo diesel. Um trabalho em equipe, que visa a direção defensiva e econômica, com benefícios para o meio ambiente, motoristas e à sociedade. Quando a meta do trimestre é alcançada ocorre uma premiação aos finalistas do programa.

Na Grande São Paulo o Consórcio Unileste, por meio da Radial Transporte e Alto Tietê Transporte (ATT), atua por meio de recolhas de materiais e lixo das empresas recebem um destino ecologicamente correto. Na garagem da cidade de Suzano, por exemplo, a cada quinze dias uma empresa especializada em óleos retira entre 500 a 600 litros deste produto e faz o destino correto para que não agridam o meio ambiente. Os pneus também são recolhidos por empresa especializada, mensalmente. Cerca de 100 unidades são destinadas para reciclagem por mês. Além disso, itens como papelão e garrafas pets, materiais recicláveis são separados e enviados para reciclagem. Tambores vazios de óleo também são reciclados por companhias especializadas.

Concessionária Internorte, que atua no transporte da região de Guarulhos também cumpre com as responsabilidades ambientais, submetendo seus veículos as fiscalizações e medições de emissão de poluentes causadas pelos motores, além destinar adequadamente os resíduos e os produtos combustíveis usados nos motores.

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Compartilhar:

  • Data: 16/03/2021 04:03
  • Alterado:16/03/2021 16:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: EMTU/SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados