EMTU e empresas de ônibus se unem para ajudar a elevar estoques nos hemocentros
Ação que acontece durante o Junho Vermelho visa contribuir para o aumento de bolsas de sangue durante o período crítico de pandemia e inverno
- Data: 25/06/2021 17:06
- Alterado: 25/06/2021 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU/SP
Crédito:Eric Romero
Neste mês de conscientização e incentivo à doação de sangue, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), aderiu à campanha Junho Vermelho e está mobilizando seus profissionais e os das empresas operadoras a contribuírem com os estoques dos hemocentros.
Nesta sexta-feira (25), a EMTU em parceria com a concessionária Metra reuniu motoristas de ônibus em uma ação de doação de sangue no Colsan Hemocentro Regional de São Bernardo do Campo. A iniciativa faz parte de uma campanha interna para incentivar a doação entre os profissionais da EMTU, bem como os colaboradores das empresas que operam o sistema intermunicipal. Até o momento, 31 doadores já participaram das ações. Na próxima quarta-feira (30), às 11h, mais colaboradores serão levados ao hemocentro.
“Esperamos, por meio dessa campanha, estimular não só nossos cerca de 500 profissionais a doarem sangue, mas também amigos e familiares. Os estoques estão enfrentando situações críticas nesta pandemia, e nos meses mais frios a adesão tem queda ainda mais acentuada”, informa Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU.
O motorista de ônibus Renato Queiroz dos Santos foi um dos cinco profissionais que compareceram nesta sexta-feira ao hemocentro Consan de SBC. “Estamos vivendo um momento delicado de pandemia e os estoques são muito afetados, prejudicando quem depende da doação de sangue. Estou muito feliz por ter contribuído hoje junto com meus colegas e espero conseguir incentivar mais pessoas a ajudarem nessa causa tão importante”, comentou Renato.
Doando sangue pela primeira vez, o motorista José João da Silva comemorou sua participação. “Foi tudo muito tranquilo para doar. Há muitos pacientes e crianças precisando da nossa ajuda e infelizmente os bancos de sangue estão vazios. Convido a todos que puderem, que compareçam a um hemocentro e façam sua doação”, estimula José.
Também incentivando seus profissionais, a empresa de ônibus Radial Transporte, do Consórcio Unileste, responsável pela operação das linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP no Alto Tietê, já conseguiu mobilizar 26 pessoas. Desde 9 de junho, a empresa disponibiliza um ônibus uma vez por semana para levar os profissionais que têm interesse em doar sangue, até a Santa Casa de Suzano.