Empresas, fazendas, cervejarias: saiba de onde vem fortuna de Chiquinho Scarpa
Empresário de 72 anos herdou fortuna de pai e avô; ele contou que não conhece todos os cômodos da mansão que mora no Jardim América, em SP
- Data: 08/11/2023 13:11
- Alterado: 08/11/2023 13:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Chiquinho Scarpa
Crédito:Divulgação
O empresário Chiquinho Scarpa, de 72 anos, contou em entrevista ao podcast Hello Val, da socialite Val Marchiori, que há cerca de 13 anos vive sozinho na mansão em que mora, no Jardim América bairro nobre de São Paulo.
Também conhecido como Conde, o empresário afirma que, apesar de morar na casa desde que nasceu, não conhece todos os cômodos do local, sobretudo a área destinada aos seus colaboradores – são 12 no total.
Ele tenta vender a mansão há cerca de dez anos, mas até hoje não conseguiu concretizar o negócio. No início, chegou a pedir R$ 120 milhões pela casa, mas, agora, diz que a vende por R$ 63 milhões, quase pela metade do preço inicial. Mas afinal, de onde vem a fortuna de Scarpa?
Fortuna de Chiquinho Scarpa
Chiquinho, cujo nome é Francisco Scarpa Filho, nasceu em 13 de setembro de 1951, filho do empresário Francisco Scarpa e da socialite Patsy Scarpa. Mas a fortuna vem de uma geração anterior, do avô, o imigrante italiano Nicolau Scarpa.
Nicolau foi o criador da cervejaria Caracu. Ele foi dono de diversas empresas e acionista do Grupo Votorantim, multinacional brasileira que atua em setores como mineração, energia, finanças e investimentos imobiliário.
O pai de Chiquinho herdou a fortuna e as empresas de Nicolau. Em 1971, a cervejaria Caracu lançou a primeira cerveja em lata do Brasil, a Skol-Caracu, que mais tarde daria origem à marca de cerveja. Chiquinho já chegou a dizer que o pai teve 40 fazendas, além de usina de açúcar, metalúrgica e fábrica de tecidos.
Além de Chiquinho, Francisco teve duas filhas: Renata e Fátima. Os três cresceram em ambientes de luxo, sempre viajando para a Europa de transatlântico. Na frente da mansão que Chiquinho tenta vender, fica uma praça que leva o nome de seu avô.
Nos últimos anos, Chiquinho Scarpa passou por sérios problemas de saúde, chegando a ficar meses internado na UTI para tratar um problema no intestino e realizar cerca de dez cirurgias.