Empresas buscam economia em suas instalações

Edifícios empresariais antigos buscam no processo de atualização predial a redução de custo com manutenção e energia

  • Data: 27/08/2021 14:08
  • Alterado: 27/08/2021 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Dávila Arquitetura
Empresas buscam economia em suas instalações

Antes e depois do edifício Angélica 903

Crédito:Divulgação

Você está em:

A redução de custo é sempre um objetivo a ser alcançado pelo empresário, porém – quando o escritório da empresa está localizado em uma antiga edificação – isso se torna algo muito difícil de se conseguir porque a manutenção se torna constante, o uso de fiação antiga consome muita energia e até a atmosfera pesada do local reduz a produtividade dos colaboradores.

É por isso que muitas empresas estão optando pelo retrofit. “Trata-se de uma técnica de revitalização das construções que consiste na substituição de materiais, revestimentos e equipamentos ultrapassados por outros modernos que, além de mais eficientes, exigem menos manutenção e gasto energético”, explica o diretor e arquiteto Afonso Walace, da Dávila Arquitetura.

Ao readequar um edifício antigo para uso contemporâneo, o retrofit está também alinhado a um importante tema que se encontra na pauta do dia: a sustentabilidade. “Com o retrofit, a funcionalidade do prédio é mantida por muito mais tempo, valorizando o investimento e evitando o dispêndio de recurso em construções completamente novas”, afirma Afonso.   

Outro ponto relevante que o retrofit proporciona diz respeito à redução da energia elétrica que, em tempos constantes de crise hídrica, se torna fundamental. “Com a instalação de sensores de presença nas áreas comuns, que fazem com que as luzes acendam e apaguem automaticamente, e as várias opções de lâmpadas econômicas no mercado, é possível reduzir consideravelmente esse gasto”. 

Substituir equipamentos antigos, como elevadores, é outro modo de promover economia, não só energética mas também de manutenção. “Máquinas novas são mais eficientes, atendendo melhor aos condôminos, quase não precisam de manutenção e consomem menos energia”.

De todos os projetos de retrofit recentemente executados pela Dávila Arquitetura, Afonso destaca dois. O primeiro diz respeito à Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital). Neste edifício, além da fachada, os arquitetos revitalizaram também as áreas comuns e os escritórios. As mudanças realizadas dão a impressão de que se trata de uma edificação nova e, claro, além de todos os benefícios apontados acima, a reforma valorizou ainda mais o imóvel. 

Em outro projeto, situado em Higienópolis, São Paulo, o escritório de arquitetura transformou uma estética datada do edifício Angélica 903, criado em 1960/70, em uma edificação moderna. “Monousuária, essa edificação foi completamente modernizada, da portaria aos pavimentos-tipo, se transformando em uma excelente opção para abrigar qualquer empresa do século XXI”, finaliza Afonso.

Compartilhar:

  • Data: 27/08/2021 02:08
  • Alterado:27/08/2021 14:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Dávila Arquitetura









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados