Emeb Sagrado Coração celebra 30 anos com projeto de resgate de sua história

Direção escolar está recebendo fotos, documentos e outros registro históricos; material será utilizado pelos estudantes em exposições, maquetes, músicas e até apresentações

  • Data: 27/04/2024 11:04
  • Alterado: 27/04/2024 11:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Emeb Sagrado Coração celebra 30 anos com projeto de resgate de sua história

Emeb Sagrado Coração de Jesus

Crédito:Mauro Pedroso/PMD

Você está em:

A Emeb Sagrado Coração de Jesus, localizada no Jardim Alba, em Diadema, completa 30 anos em 2024. Para celebrar a data, a equipe escolar está desenvolvendo um amplo resgate da rica história da unidade e de sua relação com a comunidade. O projeto, de nome ‘30 anos Sagrados’, prevê que os moradores ajudem nesse resgate trazendo até a escola fotos, documentos e outros registros históricos, que serão trabalhados em sala de aula por professores e estudantes e utilizados em exposições, maquetes, músicas e até apresentações.

O projeto vai se desenvolver ao longo de 2024 e ter sua culminância apenas no final do ano, mas uma prévia dos trabalhos, como um varal de fotos antigas, será exposta na escola no dia 22 de junho, durante um sábado letivo – quando as famílias são convidadas a apreciar trabalhos escolares feitos pelas crianças.

O projeto prevê e conta com a participação das famílias e comunidade para reunir os registros históricos, que podem ser levados até a secretaria da escola, que fica na Av. Fundibem, 670, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Outra maneira de contribuir para o projeto é enviar o material, na forma de arquivo digital, para o e-mail [email protected].

E história é o que a escola tem de sobra. Criada em 16 de dezembro de 1994, inicialmente como uma unidade vinculada ao Governo do Estado, seu primeiro nome foi Escola Estadual Buraco do Gazuza. Posteriormente, com a municipalização da unidade, feita entre 2009 e 2010, um novo e definitivo nome foi escolhido após uma eleição: Emeb Sagrado Coração de Jesus.

Como esclarece Patrícia Ferreira Machado, diretora da unidade, a ocupação que deu origem ao bairro do Gazuza reservou um espaço para a futura escola, o que mostra a importância que os moradores do bairro conferiam à educação, e à escola, desde sua origem.

O que não é diferente do que acontece hoje em dia já que a Sagrado Coração, com cerca de 540 estudantes e 60 funcionários, é muito procurada pelas famílias para matricular seus filhos, contando inclusive com fila de espera.

Para a diretora, a valorização da escola pela comunidade se deu aos poucos. “Um dos fatores para essa boa relação é o contato direto da gestão com as famílias: somos acessíveis a todos. Também contribui o fato do quadro de funcionários ser experiente. A comunidade entende que a escola é uma extensão do bairro, a gente está aqui para prestar um serviço”, afirma.

Uma das funcionárias mais experientes da escola é Carla Maria dos Santos Pereira, 46 anos. Quem olha sua animação e desenvoltura no refeitório da Emeb Sagrado Coração de Jesus, atuando como agente de cozinha, não diz que ela já está há 15 anos atuando no local.

Emeb Sagrado Coração
Mauro Pedroso/PMD

Moradora do Gazuza há cerca de 40 anos, sua história de vida se confunde com a da comunidade e da escola. “Meus três filhos – hoje com 27, 25 e 20 anos – estudaram aqui quando ainda era do Estado, não havia sido municipalizada. O Sagrado é uma escola que é sagrada mesmo, ela acolhe bem a todos. Eu trabalho com muito carinho e amor. Tem criança que eu vi no quinto ano e hoje é pai, mãe, está trabalhando”, e completa: “Se você for no Sagrado e perguntar da tia Carla, ela é famosa. Isso eu garanto!”

Compartilhar:

  • Data: 27/04/2024 11:04
  • Alterado:27/04/2024 11:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados