EMAE cede área de 8,1 mil metros quadrados na Billings à prefeitura de São Paulo
No local, será implantado o projeto piloto do transporte público hidroviário
- Data: 16/02/2023 15:02
- Alterado: 16/02/2023 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: EMAE
Prefeito de São Paulo
Crédito:Reprodução
Aconteceu nesta quarta-feira (15), na sede da Administração Municipal, a assinatura do contrato de concessão gratuita de uma área de 8,1 mil metros quadrados da EMAE, às margens do reservatório Billings, para a São Paulo Transportes (SPTrans). Participaram do encontro o diretor-presidente da EMAE, Marcio Rea, a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e outras autoridades.
Batizado de “Aquático São Paulo”, o projeto piloto do transporte público hidroviário da prefeitura de São Paulo beneficiará 385 mil pessoas nos distritos da Capela do Socorro e de Cidade Ademar, na zona sul.
Para Marcio Rea, o terreno cedido servirá de inovação para o sistema de transporte da capital paulista. “O comprometimento com o futuro da mobilidade da população será o grande desafio desse projeto. Uma novidade que trará muitos benefícios para a região do entorno da Billings”.
“Eu sempre falo que devemos planejar nossas ações mirando o futuro e a sustentabilidade. Nós estamos falando da capital mais populosa do Brasil, com mais de 12 milhões de habitantes, cujo sistema de transporte terrestre opera com sobrecarga. Por isso, precisamos investir em soluções inovadoras como essa — a hidroviária — que vai ao encontro de melhorar a qualidade de vida das pessoas, além da agenda ambiental, que é muito importante”, afirmou a Secretária Natália Resende.
A Prefeitura será responsável pela implantação dos equipamentos no “Aquático SP”, cujas obras devem ser iniciadas no próximo ano. O projeto prevê a construção de atracadouro de barco, parada de ônibus e interligação entre os transportes terrestre e hidroviário.