Em SP, mês da Mulher tem programação voltada ao autocuidado e empreendedorismo
Oficinas, rodas de conversa e sessões de cinema gratuitas serão oferecidas durante todo o mês
- Data: 07/03/2024 08:03
- Alterado: 07/03/2024 08:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Dia Internacional da Mulher
Crédito:Prefeitura de São Paulo
Durante o mês de março, as mulheres da cidade de São Paulo poderão desfrutar de uma programação especialmente feita para elas. Em diferentes pontos da cidade, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, oferecerá atividades que têm como principal foco o autocuidado, a criatividade e as oportunidades de empreender no município.
No dia 08/03, a Praça das Artes se transforma na Praça das Mulheres com a oferta de diversos serviços, das 9h às 16h, de diferentes equipamentos da Prefeitura. O Ônibus Lilás, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), realiza atividades de prevenção e combate à violência contra a mulher no local.
Outra ação disponível no dia 08/03, às 14h, é a roda de conversa intitulada “Mulher Idosa, qual é a sua prioridade?” realizadoa pelo Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável (CEDPES), da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa. A atividade é conduzida pela psicóloga Sílvia Rennar e a arteterapeuta Rita Cavalieri, e dialoga sobre o papel da mulher idosa.
Criado para descentralizar o atendimento oferecido aos imigrantes que vivem em São Paulo, o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) participa com sua unidade móvel da Ação Mês das Mulheres, no Parque do Trote (08/03), das 8h às 17h; da Ação Jovens Mulheres e LGBTI+, no Centro Integrado do Imigrante (CIC do Imigrante), na Barra Funda (09/03), das 9h às 15h e do Mulher ComVida, na Praça do Morcegão, das 08h às 16h (24/03). Neste último evento, realizado pela Organização Internacional para as Migrações – ONU Migração (OIM), estarão presentes também as unidades móveis LGBTI+.
As meninas terão espaço de fala nas rodas de conversa organizadas pelo Departamento de Educação em Direitos Humanos e a Coordenação de Políticas para Mulheres, oferecidas pelo Ônibus Lilás, que estará no CEU Casa Blanca (11/03); CEU Pera Marmelo (12/03), CEU São Rafael (13/03) e CEU Jd. Paulistano (15/03). As atividades acontecem das 10h às 16h.
A Casa da Mulher Brasileira (CMB) realiza a celebração do Dia Internacional da Mulher com uma sessão de contação de histórias com as mulheres atendidas e a equipe de colaboradoras, no dia 11/03, às 10h.
Os Centros de Referência Casa da Mulher (CRCM) geridos pela Coordenação de Políticas para Mulheres, oferecem uma extensa programação de oficinas e atividades lúdicas:
No dia 12/03, o CRCM Perus realiza a roda de conversa “A cura da alma”, conduzida pela terapeuta Noelma Borges, com objetivo de promover o fortalecimento emocional.
Arte e cultura serão a marca da programação do CRCM Brasilândia, que realiza uma oficina de expressão criativa (21/03) e cine debate sobre o filme “Que horas ela Volta?”, de Ana Muylaert (23/03), ambos das 14h às 16h. Já no CRCM Santo Amaro, a roda de conversa é com a compositora e rapper Tuca Lellis para falar sobre a força da mulher (15/03), às 14h. No dia 26/03, às 10h, é a vez do debate “A Violência na vida das mulheres em situação de Rua em São Paulo. Como combate- lá?” Outro cine debate promete agitar o CRCM 25 de Março, no dia 16/03, com a exibição de “Estrelas além do tempo”, de Theodore Melfi, às 13h. No mesmo local será realizado um bazar.
No dia 27/03, das 14h às 17h, a Coordenação de Políticas para Crianças e Adolescentes realiza o evento Empoderamento feminino: meninas no poder, com apresentação de slam da artista Tawane Theodoro e dinâmica com as participantes para refletir sobre os direitos das meninas e adolescentes na perspectiva de gênero. O encontro será na UNIBES Cultural e contará com uma adolescente participante dos programas da OSC Plan International.
Clique aqui para conferir a programação completa.