Em SP, escolas comemoram de maneiras diferentes o Dia do Professor

Comemorado nesta terça-feira, 15, o Dia do Professor foi oficializado como feriado escolar nacional pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963

  • Data: 15/10/2019 15:10
  • Alterado: 15/10/2019 15:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Em SP, escolas comemoram de maneiras diferentes o Dia do Professor

Crédito:Divulgação

Você está em:

Antes disso, em 15 de outubro de 1827, um decreto do imperador D. Pedro I criou o ensino elementar no Brasil, determinando que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Esse é um dos motivos para o Dia do Professor ser comemorado no dia 15 de outubro. Em outros países, o dia é lembrado em 5 de outubro, quando foi proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o Dia Mundial dos Professores.

A data, porém, é comemorada de forma diferente nas escolas paulistas. Segundo a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, que possui 3,5 milhões de estudantes matriculados, o dia é letivo na rede, ou seja, cada escola é responsável pelo seu calendário. Por isso, a escola pode parar ou não. Já na rede municipal de São Paulo, que tem quase 1 milhão de alunos, não haverá aula nesta terça.

No ensino particular, cada escola escolhe como fazer. Há unidades que emendaram segunda-feira, 14, e terça, outras que puxaram o feriado para segunda e funcionam nesta terça normalmente.

Algumas escolas também optaram por fazer dupla comemoração: Dia das Crianças, lembrado no último sábado, 12, e Dia do Professor. De acordo com o movimento Todos pela Educação, o Brasil tem 2,2 milhões de docentes.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados