Em SP, CEUs promovem Dia da Valorização da Cultura Africana

Programação nos 58 Centros Educacionais Unificados tem objetivo de reforçar importância da cultura africana

  • Data: 24/05/2023 15:05
  • Alterado: 24/05/2023 15:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Em SP, CEUs promovem Dia da Valorização da Cultura Africana

Dia da Valorização da Cultura Africana

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

Os 58 Centros Educacionais Unificados (CEUs) promovem nesta quinta-feira (25) o “Dia da Valorização da Cultura Africana”. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, contará com Oficinas de turbante, de máscaras, apresentação de dança, teatro, roda de capoeira, entre outros. 

A iniciativa visa comemorar o Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio, além de ampliar o reconhecimento da cultura africana, reforçar sua importância e a conscientização sobre lei que torna obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira dentro dos currículos escolares.

A programação varia em cada unidade. No CEU Heliópolis haverá uma contação de história na biblioteca às 9h30; no CEU Casa Blanca está programada uma dança africana com a melhor idade às 9h. Já no CEU Azul da Cor da Mar, um dos destaques será a confecção de bonecas abayomis; no CEU Jaguaré haverá uma palestra sobre a população negra.

A depender da unidade, as atividades não ocorrem necessariamente somente neste dia 25. Confira a programação completa 

Combate ao Racismo

O Dia da Valorização da Cultura Africana também será uma espécie de preparação para a Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que ocorre em novembro, e está dentro da política pública “São Paulo – Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, uma parceria da Educação com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais para estimular o debate e engajar a população no combate ao racismo e desigualdades.

Sobre a data

O Dia Mundial da África marca a luta dos países africanos por sua independência e pela autodeterminação. Em nosso país, a data convida a sociedade a refletir sobre a importância do continente africano e sua influência na formação da sociedade brasileira, além de promover uma maior compreensão da diversidade cultural e étnica presente em nossa nação.

Importância pedagógica

Para além da comemoração, ações como esta são fundamentais para ampliar o ensino da história e cultura africana de forma integrada ao Currículo da Cidade, às Orientações Pedagógicas Povos Afro-brasileiros e à lei 10.639, que acaba de completar 20 anos da sua promulgação. Essas iniciativas visam combater estereótipos, valorizar a ancestralidade africana e promover o respeito à diversidade étnico-racial entre os estudantes, ampliando a luta contra o racismo.

Na rede municipal de educação temos a presença de 898 estudantes migrantes provenientes de 32 diferentes nações africanas. Entre esses, mais de 600 são originários de Angola, representando assim a maior parte desses estudantes.

Uma das unidades com presença significativa de estudantes angolanos é a EMEF Prof. Antônio Duarte de Almeida, localizada na Zona Leste da cidade, na região de Itaquera. A Unidade organizará um roteiro, em articulação com o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais, para apresentar os diversos projetos que acontecem ao longo do ano.

Neste dia, entre os espectadores estarão presentes integrantes da Secretaria de Educação do município de Conceição do Mato Dentro – MG, que vem desenvolvendo uma parceria com países falantes da língua portuguesa e visa conhecer o trabalho realizado em nossa rede.

Compartilhar:

  • Data: 24/05/2023 03:05
  • Alterado:24/05/2023 15:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados