Em São João da Boa Vista, Governador João Doria sobrevoa pontos de incêndio
Doria anuncia intensificação do combate às queimadas com força-tarefa e novos equipamentos
- Data: 10/09/2020 20:09
- Alterado: 10/09/2020 20:09
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Secom GovSP
Crédito:
Desde o último final de semana, incêndios atingem áreas de mata nos municípios de São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul e Águas da Prata. Nesta quinta-feira (10), o Governador João Doria esteve no município de São João da Boa Vista, como forma de avaliar de perto a situação.
Doria também sobrevoou os pontos em chamas e acompanhou o trabalho de contenção, este que mobiliza cerca diversos profissionais por terra e variadas aeronaves. O Governador também realizou o anúncio da intensificação do combate às queimadas:
“Até hoje, nós temos aqui 50 policiais militares bombeiros e a partir de amanhã (11) nós vamos dobrar. Teremos 100 bombeiros atuando, com objetivo de cessar completamente os focos de incêndio. Também autorizei mais sete viaturas e mais um helicóptero Águia a partir de amanhã. Eu sobrevoei toda a área e verifiquei uma grande extensão carbonizada pelo fogo, mas com pequenos focos ainda sobrevivendo. O objetivo é que amanhã, com esse esforço redobrado, possamos, quem sabe, eliminar completamente o incêndio”.
Importante dizer que a força-tarefa, realizada a partir de sexta-feira (11), contará com homens do Corpo de Bombeiros, membros da Defesa Civil do Estado, da Polícia Ambiental, Fundação Florestal, Instituto Florestal, ICMBio, Defesa Civil dos municípios e funcionários das prefeituras, além de dezenas de brigadistas e voluntários.
Além disso, juntamente com o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Walter Nyakas Junior, o Governador fez o repasse de equipamentos destinados aos bombeiros que atuam na região, no total são:
· 80 abafadores;
· 60 bombas costais;
· 50 pares de luvas;
· 50 óculos de proteção;
· 25 facões;
· 20 cantis;
· 20 enxadões.
Importante lembrar que a Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, atua de forma constante para combater focos de queimadas, principalmente no período de seca.
Dessa forma, a Operação Estiagem 2020 foi iniciada em 1º de junho e segue até 30 de setembro – período que é marcado pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas.
Por fim, para comunicar ocorrência de queimadas, basta ligar para os telefones 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil dos municípios.