Em outubro, Ensaios de Fruição entra no universo da dança e participa da Cia Dançurbana
Nos três primeiros sábados do mês, o grupo do Mato Grosso do Sul abre ao público os ensaios de seu novo espetáculo, De Passagem – Outras Paisagens
- Data: 30/09/2021 17:09
- Alterado: 30/09/2021 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Divulgação
O Itaú Cultural realiza uma nova rodada do Ensaios de Fruição em outubro, desta vez voltado à criação em dança. Realizada aos sábados, a programação virtual apresenta nos dias 2, 9 e 16, sempre às 15h, a Cia Dançurbana, do Mato Grosso do Sul, que compartilha, ao vivo, o desenvolvimento do novo projeto do grupo. De Passagem – Outras Paisagens aborda a movimentação pela localidade onde se vive e a relação afetiva com ela, ambas impactadas pelo isolamento decorrente da pandemia de Covid 19.
A proposta do Ensaios de Fruição é oferecer uma experiência a novos e antigos públicos das artes cênicas de acompanhar os processos de criação de espetáculos que ainda irão estrear. A programação é gratuita e realizada pela plataforma Zoom, contando sempre com interpretação em Libras. Os interessados devem reservar seus ingressos pela Sympla. Mais informações no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.
Os artistas que compõem a companhia estão habituados a abrir ao público as etapas de criação de seus novos projetos. Na programação do Itaú Cultural compartilham virtualmente as questões que os vêm mobilizando no processo de montagem do espetáculo, dirigido por Marcos Mattos. A coreografia faz um trajeto reflexivo e afetivo pelo lugar no qual se vive, se move, se desloca, se ocupa, se atravessa e onde se é atravessado, questionando o lugar de encontro em tempos de pandemia, as mobilidades que a dança oportuniza e como ser dançado ou dançada pela cidade.
Nos encontros com o público, a equipe de artistas e pesquisadores da companhia compartilha a pesquisa feita, por meio de conversas e experimentações sobre procedimentos artísticos. A ideia é investigar a percepção dos participantes a respeito da criação a partir dos temas-tríade: cidade, mobilidade e pandemia.