Em Busca de Judith aborda o silenciamento feminino e a crueldade do sistema manicomial
Em razão de afastamento da atriz Jéssica Barbosa, por motivos de saúde, Itaú Cultural cancela apresentações finais da peça Em Busca de Judith
- Data: 04/05/2022 09:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
'Em Busca de Judith'
Crédito:Fernando Dias
A versão virtual de Em Busca de Judith, pode ser vista até as 23h59 do dia 29 de maio no Youtube do IC www.youtube/itaucultural, integrando a programação deste mês do Palco Virtual Ancestralidades. O espetáculo investiga as vozes femininas silenciadas pela estrutura manicomial e pelo conceito de loucura, tendo como ponto inicial a história familiar verídica de Jéssica Barbosa.
Da infância até os 32 anos, a atriz acreditou que a avó paterna – Judith Alves Macedo, uma mulher negra, mãe de cinco filhos – havia morrido em um acidente de carro, mas descobriu que ela foi internada compulsoriamente em um hospital psiquiátrico, onde ficou até morrer, em 1958. Assim saiu em busca da história real de sua avó.
O Palco Virtual Ancestralidades faz link com a plataforma Ancestralidades https://www.ancestralidades.org.br, lançada em novembro de 2021 pelo Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal, voltado às heranças culturais do Brasil.
Sobre a temática da saúde mental e a sua relação com a arte, está disponível no site do IC o conteúdo da recém-lançada Revista do Observatório nº 31:
A apresentação faz sinergia com a exposição Bispo do Rosario – eu vim: aparição, impregnação e impacto, que o Itaú Cultural abre em 18 de maio, dia da Luta Antimanicomial.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô