Em audiência pública, Secult de São Caetano destaca fomento às artes e economia criativa
A prestação de contas foi conduzida pelo secretário Erike Busoni e mediada pelo vereador Cicinho Moreira (PL), presidindo a audiência.
- Data: 29/04/2022 15:04
- Alterado: 17/08/2023 05:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secult PMSCS
Secretário Erike Busoni na audiência realizada na Câmara Municipal
Crédito:Regina Maria/Secult PMSCS
Na última quinta-feira, 28/04, a Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou uma audiência pública com a Secretaria de Cultura (Secult) para avaliar a execução orçamentária da Pasta referente ao exercício de 2021. A audiência foi transmitida ao vivo e está disponível no canal “TV Câmara de São Caetano do Sul” do Youtube.
Com foco na movimentação da economia criativa na cidade, em 2021 a Secult realizou uma série de ações, on-line e presenciais, atendendo um número superior a 1.200 artistas e técnicos, e envolvendo centenas de profissionais nos mais de 40 eventos realizados ao longo do ano.
“A pandemia nos ensinou que a cultura é de extrema e fundamental importância para a nossa convivência. Por isso, é importante que tenhamos um olhar para a valorização do artista local, a geração de trabalho e renda, o círculo da economia criativa. Tudo isso movimenta a economia da cidade”, afirmou o secretário de Cultura.
Eventos
Seja por meio da rede mundial de computadores, ao ar livre ou, ainda, de maneira híbrida (eventos presenciais com transmissão online) as atividades artísticas e culturais não pararam em São Caetano. No primeiro semestre de 2021, a Secult realizou de maneira on-line o Festival Aldir Blanc e a Entoada Nordestina.
A partir de julho, com a reabertura das atividades artístico-culturais com público na cidade, e com o foco na valorização dos profissionais locais, mais de 1.200 artistas e pessoal de apoio técnico foram atendidos. Os 18 eventos ao ar livre organizados pela Secult impactaram um público aproximado de 34 mil pessoas. Atreladas aos eventos, campanhas arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos ao Fundo Social de Solidariedade.
Equipamentos culturais
O centro de referência em arte urbana e em ações formativas em São Caetano, a Estação Cultura transformou-se no ponto-de-encontro de múltiplas manifestações e performances artísticas. Os 10 eventos realizados no espaço em 2021 reuniram mais de 250 profissionais e um público de 6.260 pessoas.
A unidade recebeu reparos e nova pintura nas salas e na fachada, além da criação de novos espaços, como o Cantinho de Leitura, e a reativação de outros, como o estúdio, apto a receber cantores e bandas para ensaios (mediante agendamento e consulta sobre a disponibilidade de equipamentos).
A Escola Municipal de Bailado “Laura Thomé” foi reinaugurada e entregue totalmente revitalizada à população em julho de 2021, e o Teatro Santos Dumont recebeu serviços de manutenção. Desde que foi reaberto, em agosto, foram realizados 37 espetáculos a um público de 8.600 pessoas no teatro, registrando uma taxa média de ocupação de 63% (conforme diretrizes quanto ao distanciamento social).
Fomento
Os editais de fomento e premiação lançados pela Secult representam especialmente o apoio do poder público ao artista de São Caetano. O investimento, em 2021, soma R$ 525 mil, contemplando centenas de profissionais locais, gerando emprego, renda, inclusão social, revertendo em atrações, gratuitas, para toda a população.
Oficinas Culturais
Em 2021, o programa Oficinas Culturais, da Secult, levou 49 cursos (17 presenciais e 32 on-line) a 758 alunos. Foram estabelecidas parcerias com os Centros da Terceira Idade (Cises), com o Sebrae via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (Sedeti) e com o Museu da Imagem e do Som, por meio do Programa Pontos MIS.
O programa é um estímulo à economia criativa, uma vez que gera trabalho aos arte educadores e artistas instrutores. Além disso, as Oficinas Culturais levam capacitação aos alunos participantes, que passam a estar melhor preparados para oportunidades remuneradas.
Conselho de Cultura
As eleições para representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural (Concult), com mandato até 2023, tiveram participação recorde de eleitores: foram 869 votos apurados, e 16 membros eleitos e empossados. A posse foi realizada junto à Pré-Conferência Municipal de Cultura, que teve por eixos temáticos os impactos da pandemia no setor, economia criativa e gestão cultural na região do Grande ABC, além do traçado de novas diretrizes na construção do segundo Plano Municipal de Cultura, com vigência para o decênio 2023 – 2032.