Eleições: candidatos do interior de SP apostam em argumento sobre uso da cloroquina
Hidroxicloroquina e Pandemia são argumentos mais utilizados por candidatos do interior de São Paulo. Veja como está a campanha eleitoral em cada cidade
- Data: 14/09/2020 19:09
- Alterado: 14/09/2020 19:09
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
Atualmente, os partidos aliados ao presidente Jair Bolsonaro estão tomando frente na oposição aos candidatos tucanos ou apoiados pelo governador João Doria no interior paulista. Entre os principais argumentos utilizados neste debate, está a pandemia e o uso da cloroquina contra a Covid-19.
Utilizando os pontos citados como argumento, os bolsonaristas polarizam as eleições em redutos do PSDB, como em Jundiaí, Sorocaba e São José dos Campos. Em outras cidades, como em Ribeirão Preto e Campinas, a pauta da campanha eleitoral é a pandemia.
Jundiaí
Esta foi a primeira cidade governada pelo PSDB no Estado, sendo que apenas no período de 2012 a 2016 o município não contou com um candidato do partido no poder. Porém, neste ano, a pandemia dividiu uma chapa, esta formada pelo atual prefeito Luiz Fernando Machado e seu vice, o pneumologista Antonio de Pádua Pacheco – do Podemos.
O motivo para o confronto, é porque o vice é um opositor de Doria, bem como, apoiador de Bolsonaro, e acredita que foi um erro o prefeito Luiz Fernando não ter adotado a hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19.
Sorocaba
Já em Sorocaba, o uso da cloroquina volta a ser defendido, desta vez pelo candidato do Republicanos, vereador Rodrigo Manga, este que pegou o coronavírus e garantiu ter se curado com o uso do medicamento.
Importante ressaltar que a eficácia da hidroxicloroquina para a covid-19 não é comprovada. Outro ponto visto na cidade, é a crítica firme ao governador João Doria. Neste caso, Manga também expõe opiniões contrárias à prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), candidata à reeleição.
Ribeirão Preto
Neste caso, quem tenta reeleição é o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), este que pode ser atrapalhado por conta da pandemia. Isso porque Nogueira está enfrentando uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal, que apura indícios de improbidade no aluguel de ambulâncias por R$ 1,1 milhão.
Porém, a prefeitura se defende utilizando o argumento de que decisões rápidas e enérgicas devem ser tomadas para salvar vidas neste momento.
Campinas
Em Campinas, maior cidade do interior, tanto o médico Ricardo Saadi (Republicanos) quanto o vereador Pedro Tourinho (PT) utilizam a pandemia como tema central da campanha eleitoral.
No caso do pré-candidato do Republicanos, que conta com o apoio do DEM, PSL e do MDB, o foco é uma restauração no sistema de saúde.
Já quanto ao candidato do PT, o argumento são as vidas perdidas durante a pandemia, bem como, a onda de desemprego que vai causar sérios problemas na cidade, unindo, dessa forma, a necessidade de medicina e política juntas.