Elegância no frete – Sprinter da Mercedes mostra estilo nas entregas
Sprinter Truck 315 CDI na versão Street transporta cargas com o estilo da Mercedes-Benz
- Data: 04/01/2023 14:01
- Alterado: 31/08/2023 16:08
- Autor: Leonardo Doca
- Fonte: Agência Transporta Brasil - especial para a Agência AutoMotrix
Mercedes-Benz Sprinter Truck 315 CDI versão Street
Crédito:Divulgação
A grande demanda por veículos urbanos de carga tem feito bem para o mercado brasileiro de vans, furgões e chassis-cabine. Com várias opções disponíveis, quem precisa transportar cargas leves nos centros urbanos acaba encontrando veículos modernos e que dão conta do recado. É o caso da Mercedes-Benz Sprinter, que acabou de fazer 25 anos de Brasil e celebrou com uma reformulação no interior e nos motores. O modelo chegou ao Brasil em agosto de 1997, apenas dois anos após seu lançamento na Alemanha, e a atual geração desembarcou no mercado brasileiro em 2019. Fabricada na Argentina, a plataforma Sprinter oferece uma gama de veículos com vários PBTs. Disponibilizada em quatro tipos de construção – van para passageiros, furgão vidrado, furgão e chassi com cabine –, a Sprinter conta com 87 possibilidades de configurações. Uma das mais procuradas é Street da Sprinter Truck, modelo 315 CDI chassi-cabine, com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas – portanto, entra para a lista de veículos comerciais que podem ser conduzidos por motoristas habilitados com CNH categoria B.
No modelo, os novos propulsores OM 654, que também são fabricados na Argentina, atendem às normas de emissões Euro 6 e Proconve L7 e são equipados com sistemas EGR e SCR de pós-tratamento e redução dos poluentes – utiliza o Arla 32. A transmissão é ZF manual de 6 velocidades. O motor DOHC de quatro válvulas em linha de quatro cilindros e turbocompressor, com um eixo balanceador secundário de dois eixos, utiliza um bloco 100% moldado em alumínio, pesa 35 quilos a menos do que o anterior. Entrega 150 cavalos de potência, sete a mais em comparação às versões anteriores. O combustível é fornecido por meio de um sistema de injeção direta Common Rail. A taxa de compressão de 15,5 é ligeiramente inferior a 16,2 do motor anterior, reduzindo o ruído de combustão. As emissões de NOx, HC e PM são reduzidas alterando a forma da coroa do pistão e a adoção de pistões de aço. Segundo a Mercedes-Benz Vans, os novos veículos têm melhor desempenho e menor consumo, chegando à faixa de 6% de economia em trechos urbanos e de 11% nos rodoviários.
Primeiras Impressões
No trânsito metropolitano
A versão testada da Mercedes-Benz Sprinter Truck 315 CDI estava implementada com uma carroceria aberta granel de alumínio, com fácil abertura da tampa e bom acesso às cargas. Faltava apenas um pouco de opções de ancoragem para a amarração das cargas, mas nada que prejudicasse o uso do veículo. O assento é confortável e a posição de direção não cansa o motorista. É possível até esquecer que se está a bordo de um “quase caminhão”. Por dentro, a Sprinter apresenta o padrão Mercedes-Benz de acabamento e realmente lembra características da linha de carros de luxo da marca. O volante multifuncional tem várias funções e o computador de bordo, acessível na pequena tela do cluster, mostra funções como nível de óleo, quilometragem das viagens e pressão dos pneus. O sistema conta com ar-condicionado digital de série, e o veículo tem acomodação para o motorista e mais dois ocupantes. Destaque para a central multimídia e o sistema MUBX, que tem tela grande e muitas opções de configurações. É fácil de se sentir em um carro de passeio a bordo da Sprinter. O modelo é conectado e pode utilizar os serviços de telemetria e gestão de frotas da marca, com aplicativos de produtividade e monitoramento.
O teste compreendeu um trajeto de cerca de 250 quilômetros pelas ruas de São Paulo, na Zona Sul, e pelo ABC Paulista, principalmente em São Caetano do Sul e Santo André, com pouco mais de meia carga. Transportando sacos de areia e cimento, o consumo médio total foi de 10,9 km/l de diesel, apenas em trechos urbanos. A alavanca de câmbio é acoplada próximo ao painel, o que ajuda na ergonomia e traz conforto para o motorista. O trabalho de transportar o dia todo dirigindo uma Sprinter e trocando marchas é agradável. Não se chega do final da jornada esgotado ou com dores. As trocas de marcha são precisas e “bem encaixadas”, e o sistema do veículo tem um assistente que mostra no painel a sugestão de marcha ideal para cada momento, de acordo com o giro do motor.
Além dos sistemas eletrônicos de controle de frenagem, tração e estabilidade de série, os veículos saem equipados de fábrica com o sistema ABA, que consiste em um conjunto de câmera, radar e sensores para a leitura da via em busca de obstáculos. Caso haja risco de colisão, o sistema avisa com alarmes sonoros e visuais e, se nada for feito, o veículo freia sozinho para evitar o acidente. O veículo é equipado ainda com sistemas eletrônicos de anti-tombamento e de vento lateral. O trajeto incluiu alguns trechos de asfalto bem liso e molhado. As curvas são feitas de forma equilibrada e não apresentam nenhuma “emoção” indesejável. O veículo acrescenta o assistente de fadiga, que avisa no display o momento de parar para descansar, e o assistente de partida em rampa. Os freios são hidráulicos a disco em todas as rodas, com o conjunto frontal autoventilado. A direção é elétrica e tem boa precisão e giro de manobra. E a tradicional tração traseira da Sprinter é uma característica a ser salientada, pois proporciona viagens bem “assentadas” e seguras.