Educadores de São Caetano discutem currículo das escolas municipais

Pela primeira vez em sua história, a Educação de São Caetano do Sul está discutindo democraticamente o currículo das escolas municipais. Além dos cerca de 1.500 professores da rede, todos os funcionários das unidades escolares, dos diretores aos educadores de apoio, estão participando do processo que vai definir os caminhos a serem seguidos nos próximos […]

  • Data: 09/10/2013 17:10
  • Alterado: 09/10/2013 17:10
  • Autor: Alexandre Costa
  • Fonte: PMSCS
Educadores de São Caetano discutem currículo das escolas municipais

Crédito:

Você está em:

Pela primeira vez em sua história, a Educação de São Caetano do Sul está discutindo democraticamente o currículo das escolas municipais. Além dos cerca de 1.500 professores da rede, todos os funcionários das unidades escolares, dos diretores aos educadores de apoio, estão participando do processo que vai definir os caminhos a serem seguidos nos próximos anos pelo ensino sancaetanense. Já foram realizadas as convenções que debateram os currículos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Fundamental II. No dia 19 de outubro, a discussão será acerca do currículo do Ensino Médio, a partir das 8 horas, no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns – Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona.

 “Nós estamos, pela primeira vez, discutindo com toda a rede a criação de um currículo municipal. Será um grande avanço para a cidade”, destaca a secretária de Educação sancaetanense, Ivone Braido Voltarelli. O diretor da Divisão de Políticas de Programas Educacionais de São Caetano e do Cecape, André Stábile, ressalta o ineditismo da ação da administração do prefeito Paulo Pinheiro. “A cidade e os educadores de São Caetano aguardam por isso há 55 anos. Nunca houve uma discussão democrática como essa do currículo de nossas escolas – muitos educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental se emocionaram ao terem suas opiniões levadas em conta neste importante debate.”

A discussão curricular de São Caetano leva em conta a construção de habilidades e competências em cada ano de estudo, disciplina por disciplina. Ela também determina as expectativas de aprendizagem para cada ano, mostrando a abrangência do trabalho. “Especialistas educacionais dizem que esse diálogo curricular que está sendo feito em São Caetano não tem comparação com qualquer outra rede de ensino do Brasil”, afirma André Stábile. Os currículos escolares que estão sendo definidos com a participação de todos os envolvidos no processo educacional de São Caetano podem ser revistos a cada dois anos.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 09/10/2013 05:10
  • Alterado:09/10/2013 17:10
  • Autor: Alexandre Costa
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados