Educação Inclusiva é Tema de Seminário

Fundação Dorina Nowill para Cegos promove o Seminário de Educação Inclusiva: Avanços e Possibilidades no auditório da FIESP

  • Data: 09/06/2016 18:06
  • Alterado: 09/06/2016 18:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Máquina Cohn & Wolfe
Educação Inclusiva é Tema de Seminário

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No dia 17 de junho, em comemoração aos seus 70 anos, a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove o “Seminário de Educação Inclusiva: Avanços e Possibilidades” no auditório da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de SP. Ika Fleury, presidente do Conselho da instituição, abrem o encontro e promovem um debate com convidados sobre a importância da educação inclusiva no Brasil.

Também estão confirmados Cristina Sanz – Vice-presidente do ICEVI para América Latina; Shirley Maia, professora e doutora em Educação Inclusiva pela USP e Presidente da Ahimsa – Associação de atendimento a múltipla deficiência; Martinha Clarete Dutra dos Santos, Diretora do SECADI – Setor de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Ministério da Educação – MEC e o Professor Romeu Sassaki, consultor em inclusão Social e Presidente da Associação Nacional de Emprego Apoiado e autor de livros sobre inclusão social e deficiência estão entre outros palestrantes.

Além de discutir o papel das escolas, família, pessoa com deficiência, governo e instituições, nos caminhos futuros da educação inclusiva, os participantes terão informações atualizadas sobre educação inclusiva no Brasil. Voltado a profissionais da educação, professores, estudantes e interessados no tema da educação inclusiva, o Seminário de Educação Inclusiva: Avanços e Possibilidades está com as inscrições abertas e devem ser feitas pelo site da Fundação Dorina http://migre.me/tzbcv. O investimento é a partir de R$ 60.

SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Vários estudos, no Brasil e no mundo, têm demonstrado que essa pedagogia centrada no aluno é benéfica para todos os estudantes com e sem deficiência porque:
•          Reduz a taxa de desistência e repetência escolar;
•          Aumenta a autoestima dos alunos;
•          Impede o desperdício de recursos;
•          Ajuda a construir uma sociedade que respeita as diferenças.

Para que isso ocorra, é fundamental que as crianças com deficiência tenham o apoio de que precisam, isto é, acesso físico, equipamentos para locomoção, comunicação (tecnologia assistiva) ou outros tipos de suporte.

Mas, o mais importante de tudo, é que a prática da Educação Inclusiva pressupõe que o professor, a família e toda a comunidade escolar estejam convencidos de que:
•          O objetivo da Educação Inclusiva é garantir que todos os alunos com ou sem deficiência participem ativamente de todas as atividades na escola e na comunidade;
•          Cada aluno é diferente no que se refere ao estilo e ao ritmo da aprendizagem.
•          O fracasso escolar é um fracasso da escola, da comunidade e da família que não conseguem atender as necessidades dos alunos;
•          Todos os alunos se beneficiam de um ensino de qualidade e a Escola Inclusiva apresenta respostas adequadas às necessidades dos alunos que apresentam desafios específicos;
•          Os professores não precisam de receitas prontas. A Escola Inclusiva ajuda o professor a desenvolver habilidades e estratégias educativas adequadas às necessidades de cada aluno;
•          Toda a comunidade escolar é extremamente importante para todos os alunos, de forma mais significativa no processo de inclusão escolar!

Quem ganha com a Inclusão?
Os alunos com deficiência aprendem: melhor e mais rapidamente, pois encontram modelos positivos nos colegas; que podem contar com a ajuda e também podem ajudar os colegas; a lidar com suas dificuldades e a conviver com as demais crianças.

Os alunos sem deficiência aprendem:
•          a lidar com as diferenças individuais;
•          a respeitar os limites do outro;
•          a partilhar processos de aprendizagem

Todos os alunos, independentemente da presença ou não de deficiência, aprendem:
•          a compreender e aceitar os outros;
•          a reconhecer as necessidades e competências dos colegas;
•          a respeitar todas as pessoas;
•          a construir uma sociedade mais solidária;
•          a desenvolver atitudes de apoio mútuo;
•          a criar e desenvolver laços de amizade;
•          a preparar uma comunidade que apoia todos os seus membros;
•          a diminuir a ansiedade diante das dificuldades.

SERVIÇO:
Data: 17 de junho de 2016 (sexta-feira)
Horário: Das 8h às 18h
Local: Auditório da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de SP.
Avenida Paulista, nº 1313 / Estação Trianon/Masp do Metrô
Inscrições e outras informações pelo site da Fundação Dorina http://migre.me/tzbcv

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  • Data: 09/06/2016 06:06
  • Alterado:09/06/2016 18:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Máquina Cohn & Wolfe









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