Educação capacita gestores para ações em parceria com Instituto Ayrton Senna
Ribeirão Pires colocou em prática o planejamento das ações pedagógicas dos programas Gestão Política da Alfabetização e Gestor Nota 10
- Data: 13/02/2019 09:02
- Alterado: 13/02/2019 09:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:Gabriel Mazzo
Com o início do ano letivo, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, colocou em prática o planejamento das ações pedagógicas dos programas Gestão Política da Alfabetização e Gestor Nota 10, desenvolvidos em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
Na última sexta-feira, dia 8, a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação promoveu formação para as equipe gestoras das nove escolas municipais que integram os programas, para que os profissionais se preparem para o Teste Diagnóstico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de fevereiro, próxima quarta e quinta-feira, aos 1.328 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I.
De acordo com a secretária de Educação, Flávia Banwart, a avaliação é instrumento para medir o nível de aprendizado das crianças e traçar novas estratégias para melhorar, de forma permanente, o ensino. “A partir do resultado das provas, os professores e nossa equipe gestora terá melhores parâmetros sobre cada um dos estudantes, nos possibilitando adotar medidas que permitam o desenvolvimento de nossas crianças”, explicou.
Em 2017, a Prefeitura firmou convênio para implantar o projeto Gestão Política da Alfabetização. Em 2018, 1.345 estudantes – do 1º ao 3º ano – e 53 profissionais da rede municipal de ensino participaram do programa. No mesmo ano, foi implantado o Gestão Nota 10, que capacita as equipes das unidades escolares e acompanha, também, o desempenho dos alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental II, além da assiduidade dos professores. Este programa contemplou, em 2018, 1.809 alunos.
“Nosso objetivo é concretizar uma política municipal de educação para promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Estamos diminuindo a distorção idade-série, o que significa alfabetização na idade certa, com baixo índice de reprovações e elevação da autoestima de alunos e professores”, concluiu a secretária.