Ecovias realizou operações para transporte de quase mil cargas superdimensionadas no SAI em 2024

Concessionária já gerenciou o tráfego de quase 6 milhões de toneladas de cargas especiais desde o início de sua concessão

  • Data: 30/09/2024 13:09
  • Alterado: 30/09/2024 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ecovias
Ecovias realizou operações para transporte de quase mil cargas superdimensionadas no SAI em 2024

Crédito:Ecovias

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A Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), já coordenou o transporte de mais de 100 mil cargas especiais desde o início de sua concessão, totalizando quase 6 milhões de toneladas. No primeiro semestre de 2024, a empresa registrou a passagem de 928 cargas superdimensionadas, com uma média semanal de 40 operações. Durante esse período, foram coordenadas 49.835 toneladas de cargas especiais, incluindo um transformador de 495 toneladas, a maior deste ano.

As cargas especiais são aquelas que excedem 30 metros de comprimento, 4,50 metros de largura, 5 metros de altura ou 45 toneladas. Entre os itens mais comuns transportados pelo SAI estão turbinas, peças industriais, tratores, escavadeiras, barcos, pás eólicas, motores e transformadores. Devido ao tamanho e peso, essas cargas exigem cuidados especiais para preservar a infraestrutura das rodovias e garantir a segurança no tráfego.

Em 2023, o Sistema Anchieta-Imigrantes recebeu 2.453 cargas superdimensionadas, incluindo o “Tatuzão”, um conjunto de peças para a construção de novas linhas do metrô de São Paulo. A maior carga transportada no ano passado foi um transformador de 607 toneladas.

Marcio Vono, coordenador de tráfego da Ecovias, destaca que a passagem de cargas superdimensionadas exige planejamento rigoroso e coordenação com diversas autoridades. “Nossa equipe se empenha em garantir que cada etapa do processo seja realizada com precisão, respeitando as condições das rodovias e priorizando a segurança dos usuários”.

Desde 2008, a Ecovias utiliza o Sisporte, um sistema de gerenciamento para o transporte de cargas acima do padrão. O Sisporte realiza análises detalhadas das rotas, levando em consideração limitações das pistas, capacidade das pontes e altura dos túneis, para determinar a rota mais segura e eficiente para cada carga. A infraestrutura das rodovias, incluindo pontes, viadutos e túneis, é regularmente inspecionada para garantir que suporte o transporte dessas cargas sem comprometer a segurança estrutural da via.

As operações são agendadas com antecedência e ocorrem principalmente de segunda a quinta-feira e, ocasionalmente, aos sábados, entre 23h e 5h, minimizando o impacto no tráfego diário. O Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecovias monitora todas as operações para garantir que sejam realizadas de forma segura e coordenada.

A pista Norte da Rodovia dos Imigrantes, que liga o litoral a São Paulo, é a principal via utilizada para a passagem dessas cargas, independentemente de seu destino. Devido ao tamanho dessas cargas, que podem ocupar mais de uma faixa, o trecho de serra é bloqueado exclusivamente para sua passagem.

Durante o transporte, a Ecovias utiliza um esquema de escolta com veículos especializados da concessionária e conta com o apoio da Polícia Militar Rodoviária. “Essa colaboração é fundamental para garantir não apenas a segurança das cargas, mas também a integridade e a segurança de todos os usuários do SAI”, conclui Vono.

As operações de transporte de cargas envolvem um esforço coordenado entre cerca de 20 profissionais da Ecovias, incluindo equipes de Engenharia, Tráfego e o Centro de Controle Operacional (CCO), além da colaboração da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Essas operações também contam com a participação de entidades como a área portuária e outras concessionárias, garantindo a segurança e eficiência em todo o processo. “Essa colaboração é fundamental para asse

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