Ecovias fará desvios na via Anchieta para obras de alargamento da ponte do Rio Casqueiro
Serviços de ampliação fazem parte da 2ª fase do Sistema Binário de Santos
- Data: 16/09/2022 15:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Ecovias
Ecovias fará desvios na via Anchieta para obras de alargamento da ponte do Rio Casqueiro
Crédito:Divulgação
Para dar continuidade às obras de alargamento da Ponte sobre o Rio Casqueiro, na altura do km 61 da Via Anchieta, a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, realizará desvios do km 60 ao km 62, em Santos, a partir da próxima semana, com previsão para iniciar na segunda-feira (19), a depender das condições climáticas e operacionais da via. As alterações no tráfego são necessárias para execução das obras, segurança dos trabalhadores e usuários e deverão prosseguir até o mês de abril de 2023.
Durante este período, os motoristas que seguem em direção a São Paulo serão desviados no km 62, para a pista sul (sentido Litoral), que estará operacionalmente invertida e, na altura do km 60, retornam para a pista norte. Já quem segue em direção a Santos, encontrará um desvio no km 60, para a marginal sul, depois, na altura do km 62, poderá retornar novamente para a pista sul.
As obras de alargamento da ponte sobre o Rio Casqueiro aumentarão a capacidade de tráfego, sentido São Paulo, com a implantação de uma faixa adicional e uma faixa de aceleração. No momento, as equipes trabalham na execução das fundações da ponte, através da cravação de estacas metálicas no solo. Na sequência, inicia-se a implantação das travessas, que receberão as vigas pré-moldadas para apoio da laje da ponte, que posteriormente será concretada e receberá o pavimento. Os términos dos trabalhos no trecho estão previstos para novembro de 2023.
Os serviços fazem parte das obras da 2ª fase do Sistema Binário, que inclui ainda a construção de um viaduto ligando a zona noroeste à Av. Bandeirantes (SP-148), sentido São Paulo, que também será totalmente recuperada, a implantação de duas passarelas no trecho, além de uma estação elevatória para a drenagem de águas pluviais, que ajudarão no combate às enchentes na região.