E-book da FSA trata de captação de recursos, marketing e mensuração de resultados

Gratuito, o e-book pode ser baixado no site da instituição e conta com cases de ONGs de várias cidades

  • Data: 08/12/2020 21:12
  • Alterado: 08/12/2020 21:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: FSA
E-book da FSA trata de captação de recursos, marketing e mensuração de resultados

Crédito:Divulgação

Você está em:

Como criar indicadores para a mensuração dos resultados sociais? Quais os desafios para a elaboração de plano de captação de recursos? Como integrar o marketing digital ao telemarketing? A comunicação pode ser ferramenta de transparência para engajar doadores? Como alavancar o número de doadores automáticos no programa Nota Fiscal Paulista? Estes são alguns dos temas abordados no e-book ‘A Gestão do Terceiro Setor e suas Finalidades: Plano, Projeto e Prática’, recentemente lançado pela Fundação Salvador Arena (FSA) e disponível gratuitamente em seu site.

Cada capítulo foi escrito por representantes de instituições como APAE (Barueri, SP), Associação Paraíso (São José do Rio Preto, SP), Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava (SP), Centro de Recuperação de Paralisia Infantil e Cerebral do Guarujá (SP), ONG Vida & Surf (Peruíbe, SP), Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (Região do ABC, SP), entre outras, que participaram do curso ‘Formação e Consultoria Monitorada em Gestão do Terceiro Setor’, promovido pela FSA, entre abril e outubro de 2019.

“Os cases que compõem este e-book são o resultado de um intenso processo de formação, que exigiu um mergulho profundo em cada organização participante, afirmando seus propósitos, confirmando seus valores, mas sobretudo, ressignificando sua visão de mundo”, afirma Sergio Loyola, gerente de desenvolvimento e promoção social da FSA e coordenador do e-book.

Ainda segundo Loyola, a publicação tem a finalidade de tornar público e acessível as soluções encontradas para problemas inerentes da gestão nas organizações e que podem inspirar outras instituições na busca de respostas para seus desafios cotidianos, ainda que os segmentos sejam distintos.

Este e-book é o terceiro volume da Coleção FSA de Boas Práticas, e contém depoimentos das próprias organizações, sobre os resultados das propostas apresentadas. Assim, a publicação detalha todo o ciclo de aplicação de metodologias de planejamento estratégico, governança, práticas de gestão e sustentabilidade financeira.

Realizado anualmente, o curso de ‘Formação e Consultoria Monitorada em Gestão do Terceiro Setor’, promovido pela Fundação Salvador Arena (FSA), visa auxiliar na profissionalização das OSCs. Atualmente está dividido em 18 aulas, que abordam temas como Teoria da Mudança, Planejamento, Marco Regulatório, Gestão Financeira, Contabilidade para o Terceiro Setor, Prestação de Contas, Governança, Sustentabilidade, entre outros, que são essenciais para uma boa gestão. Além disso, os participantes recebem um diagnóstico e consultoria personalizada da sua organização. O edital para a próxima edição do curso será publicado no primeiro semestre de 2021, no site da Fundação Salvador Arena, e é aberto para todo o Brasil.

Ficha técnica

Título: Coleção FSA de Boas Práticas – E-book ‘A Gestão do Terceiro Setor e suas Finalidades: Plano, Projeto e Prática’ Volume III

Edição: Arlete Prieto dos Santos

Coordenação: Sérgio Loyola

Capítulos: A Integração do Marketing Digital ao telemarketing, por Apae de Barueri; Geração de reservas, um caminho para a sustentabilidade, por Associação Beneficente Vivenda da Criança; Preparando a instituição para seu planejamento estratégico, por Associação Paraíso; O desafio da geração de recursos não carimbados, por CRPI; Criando indicadores para a mensuração dos resultados sociais, por CPMSA; Gestão de crise: a transformação de uma ameaça em oportunidade – Ficar de Bem, por CRAMI; O desafio de implementar o gerenciamento de processos em um complexo de saúde; por FUSAM; Uirapuru fica no mesmo ninho ou voa para outro?, por Fundação Heydenreich; Os desafios do processo de elaboração do plano de captação de recursos, por GAAN; A comunicação como ferramenta de transparência para engajar doadores, por IAM; A captação de recursos não carimbados em uma organização de pequeno porte, por Instituto Projeto Lapidar; Como alavancar o número de doadores automáticos no programa Nota Fiscal Paulista, por Pró-Saber; O processo de alinhamento da marca aos propósitos da instituição, por Vida E Surf.

Palavras-chave: Terceiro Setor; Gestão do Terceiro Setor; Organizações da Sociedade Civil; Fundação Salvador Arena.

E-book disponível: no site da Fundação Salvador Arena

Grátis!

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados