Doria reúne prefeitos para definir ações integradas no combate ao coronavírus

Dados sobre prevenção, atendimento a casos suspeitos e ações contra notícias falsas foram apresentados durante o evento

  • Data: 05/03/2020 13:03
  • Alterado: 05/03/2020 13:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Doria reúne prefeitos para definir ações integradas no combate ao coronavírus

Governador João Doria reúne prefeitos para definir ações integradas no combate ao coronavírus

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

Você está em:

O Governador João Doria se reuniu nesta quinta-feira (3) com representantes das 645 cidades do estado de São Paulo para apresentar um plano de medidas de prevenção e assistência para casos do novo coronavírus (COVID-19). A reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.

“Peço aos prefeitos e prefeitas que ajudem na disseminação de informações claras, precisas e objetivas sobre o coronavírus. Não há razão nenhuma para pânico, interrupção de aulas, trabalho, atividades esportivas ou espetáculos. A ação mais recomendada pelos especialistas é a prevenção”, disse Doria.

O Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, apresentou o conceito e o histórico do coronavírus, fluxos de atendimento no SUS e a atuação do Centro de Contingência do coronavírus, coordenado pelo médico infectologista David Uip, e do Comitê de Operações de Emergência.

A doença é registrada em diversos países do mundo, com cerca de 90 mil casos e 3,1 mil mortes, mais de 90% concentrados na China. O Brasil registra três casos confirmados, todos na capital paulista. Os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar. O Estado também monitora 135 casos suspeitos e já descartou 131 notificados.

Também foram apresentados ao público os principais sintomas – febre, tosse e coriza – e as complicações da doença. O período de incubação do vírus pode chegar a 14 dias, após o contato com alguém infectado. A transmissão pode ocorrer, em média, sete dias após o início dos sintomas.

Germann reforçou a importância da higiene pessoal para evitar a disseminação do vírus. São medidas simples como lavar bem as mãos e antebraços; não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir tosses ou espirros, preferencialmente com lenço descartável ou os braços; manter distância de dois metros se perceber alguém tossindo ou espirrando.

Cabe aos serviços municipais de saúde monitorar a população e notificar casos suspeitos no sistema oficial do Ministério da Saúde. Pessoas com sintomas devem procurar atendimento em unidades básicas ou de pronto atendimento. Se a pessoa se enquadrar no critério de suspeita de COVID-19, haverá coleta de amostra para exames no Instituto Adolfo Lutz. Equipes médicas definem se haverá isolamento hospitalar ou domiciliar conforme cada caso.

Combate a fake news

O Governo do Estado distribui um guia com informações de conscientização e prevenção ao coronavírus, que também está à disposição das prefeituras para uso e divulgação. O material pode ser baixado gratuitamente no hotsite www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus ou via QR Code e impresso. Uma central digital de combate a fake news também conta com material para livre compartilhamento por redes sociais e serviços de mensagem, como o WhatsApp.

A cartilha tem versões em português, inglês, espanhol, italiano e chinês. Versões impressas serão distribuídas a pessoas que chegam ao Brasil pelo aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, e pelo porto de Santos, o maior da América Latina.

As estações de metrô e trens da Grande São Paulo também receberão cartazes e material impresso sobre o coronavírus. O Governo de São Paulo também vai orientar municípios a disseminar o guia em postos de saúde, hospitais, escolas, terminais de ônibus e rodoviárias.

Uma série de vídeos com informações sobre o coronavírus e como a população pode colaborar para evitar a doença, além de entrevistas com especialistas, infográficos e ilustrações está disponível no canal do Governo de São Paulo no Youtube (www.youtube.com/governosp) e no hotsite www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Compartilhar:
1
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
1
Crédito:Governo do Estado de São Paulo Governador João Doria reúne prefeitos para definir ações integradas no combate ao coronavírus

  • Data: 05/03/2020 01:03
  • Alterado:05/03/2020 13:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados