São Bernardo Sociedade

Doação do Banco de Alimentos beneficia 6,5 mil famílias

Os produtos foram distribuídos às entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social de São Bernardo

  • Data: 05/06/2014 12:06
  • Alterado: 05/06/2014 12:06
  • Autor: Marco Borba
  • Fonte: PMSBC

Francisco, el Hombre acolhe as mudanças em "OUTONO", novo single com colaboração de Pato Fu

Crédito:

A Prefeitura de São Bernardo do Campo doou nesta semana 10 toneladas de alimentos a entidades conveniadas ao Conselho Municipal de Assistência Social. A iniciativa beneficiou 6,5 mil famílias, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), que coordena o Banco de Alimentos da cidade. Os produtos doados foram repassados ao município pelo Banco de Alimentos de Campinas.

Segundo explicou o secretário adjunto da Sedesc Jean Carlos Fernandes Valadares, as cidades paulistas integram a Rede Estadual de Alimentos e é comum o repasse entre municípios quando se constata sobras nas doações. Nesse acaso, a cidade interessada retira os produtos e os destina às entidades. O objetivo é evitar o desperdício.

Depois de feita a seleção e classificação dos alimentos, os mesmos são distribuídos gratuitamente para as entidades, de acordo com suas reais necessidades de consumo. A Prefeitura mantém o Banco de Alimentos desde 2011.

O número de famílias atendidas depende diretamente do volume arrecadado de alimentos. Em 2013, o Banco de Alimentos realizou doações para 73 instituições de São Bernardo, beneficiando, indiretamente, cerca de 14 mil. Aproximadamente 3,5 mil quilos são recebidos e doados mensalmente.

A empresa ou supermercado interessado em doar alimentos deve entrar em contato com o Banco de Alimentos pelo telefone 4126-3704. A equipe responsável pelo programa agendará uma visita para apresentar o trabalho desenvolvido e informar os procedimentos necessários para a parceria.

Já as entidades e/ou comissão de moradores de núcleos habitacionais interessados em receber repasse de alimentos deverão atender aos seguintes critérios deliberados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania:

a) Desenvolver ações de inclusão social, que atendam grupos populacionais vulneráveis atendidos em creches, asilos, albergues, entidades educacionais e outras correlatas.

b) Entidades de atendimento às famílias que desenvolvem ações sistemáticas de promoção social, tais como cursos profissionalizantes para adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, ações de geração de renda e de acompanhamento a famílias em vulnerabilidade e carência alimentar e nutricional.

c) Apresentar estrutura adequada para retirada, manipulação e armazenamento dos alimentos, tais como espaço físico, caixas plásticas, veículo, entre outros.

d) Atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, residentes no município e que estejam preferencialmente em áreas de exclusão social, conforme indicadores do IBGE e Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS).

e) Estar localizada em regiões que ainda não tenham atendimentos do Programa Banco de Alimentos.

Compartilhar:

  • Data: 05/06/2014 12:06
  • Alterado: 05/06/2014 12:06
  • Marco Borba
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados