Dividir para (tentar) dominar – FX4 da Ranger é lançado pela Ford
Dentro da estratégia de separar o mercado de picapes médias em nichos, a Ford lança a versão FX4 da Ranger
- Data: 09/03/2022 09:03
- Alterado: 17/08/2023 08:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Picape Ford Ranger FX4
Crédito:Divulgação
Para tornar-se mais competitiva dentro do disputado segmento de picapes médias no Brasil, a Ford decidiu dividi-lo em nichos voltados para diferentes perfis de clientes – e criar versões específicas para cada um deles. A estratégia de subsegmentação aparentemente vem dando resultado, tanto que a picape média da Ford tem obtido crescimento na participação de vendas da categoria. Esse ano, a Ranger está em terceiro lugar no segmento, com 1.990 emplacamentos nos dois primeiros meses do ano – foi superada apenas por Toyota Hilux (5.470 unidades) e Chevrolet S10 (2.964) e ficou à frente de Mitsubishi L200 Triton (1.609), Nissan Frontier (1.515) e Volkswagen Amarok (1.460). Depois de ampliar recentemente a linha Ranger com as versões Black e Storm, a Ford lança a FX4, uma configuração desenvolvida para os consumidores que querem uma picape off-road robusta e exclusiva sem abrir mão do requinte e conforto de uma top de linha. A nova versão é equipada com motor 3.2 turbodiesel, conta com um pacote visual único e tem o mesmo preço da versão intermediária XLT – R$ 288.990.
Primeira picape a lançar a linha 2023 no Brasil, a Ranger traz também outras novidades. Todos os modelos da família – XL, XLS, Black, Storm, XLT, FX4 e Limited – vêm com um novo sistema de controle de emissões que atende às exigências do Proconve 7. Conforme a fabricante, a evolução foi implementada sem perda de potência e desempenho do motor. A Ford foi ainda a primeira a anunciar a aplicação integral da redução de 2% do IPI em todos os seus veículos. Com o lançamento da nova configuração, a Ranger conta com versões voltadas para o trabalho (XL), para uso misto (XLS) e para uso pessoal (Black, Storm, XLT, FX4 e Limited). “A Ranger Storm atende ao cliente que quer robustez e estilo para uso off-road, sem se incomodar em abrir mão de alguns equipamentos para ter um custo-benefício melhor. Após o seu lançamento, identificamos que existe também um cliente com o mesmo perfil aventureiro, mas que exige mais requinte, tecnologia e conforto. Foi para ele que desenvolvemos a Ranger FX4”, explica Antonio Freitas, gerente de Marketing de Picapes da Ford.
O nome FX4 vem da junção de Ford e 4×4 e começou a ser usado pela marca norte-americana no começo dos anos 2000 para identificar o pacote off-road de suas picapes. Com o tempo, ele passou a identificar também versões com atributos especiais de desempenho e estilo. Pensada para o cliente que busca sofisticação e alto nível de capacidade para suas aventuras off-road, a Ranger FX4 vem com o motor mais forte da linha, o Duratorq 3.2 turbodiesel com potência de 200 cavalos e torque de 47,9 kgfm, transmissão automática de seis marchas, direção elétrica, tração 4×4 e diferencial traseiro blocante. O novo sistema de redução de poluentes que equipa todos os modelos da Ranger 2023 reduz as emissões de óxido de nitrogênio – segundo a Ford, ultrapassa em mais de 70% as exigências legais do Proconve 7 e protege o ambiente sem perda de potência e torque do motor com uso do reagente líquido Arla 32, que é encontrado nas concessionárias Ford e postos de combustível.
Disponível em seis cores – Vermelho Toscana, Vermelho Bari, Prata Geada, Branco Ártico, Preto Gales e Cinza Moscou –, a Ranger FX4 tem um visual agressivo, com superfícies musculosas e detalhes em preto combinando partes foscas e brilhantes. A grade dianteira com desenho exclusivo traz o indefectível logotipo oval da marca em destaque no centro. Assim como a parte central inferior do para-choque, ela tem acabamento em preto brilhante e se conecta aos faróis com máscara escura. Os faróis full-LED com projetores são exclusivos da versão. “A FX4 não traz cromados, rodas diamantadas ou detalhes na cor do carro, porque é uma receita diferente do luxo tradicional. É uma versão aventureira que valoriza a esportividade e a elegância com um pacote exclusivo”, pondera Ricardo Sugimoto, supervisor de Design da Ford. As rodas de 18 polegadas têm visual próprio e são calçadas com pneus Pirelli Scorpion 265/60 R18 All Terrain (50% on-road e 50% off-road). Quem quiser enfrentar trilhas mais pesadas pode optar pelas rodas de 17 polegadas com pneus 265/65 R17 All Terrain Plus da versão Storm, por um custo adicional de R$ 2 mil. Como acessórios, a Ranger FX4 oferece um snorkel desenhado especialmente para ela, que aumenta a margem de segurança na travessia de trechos alagados – com profundidade de até 80 centímetros, a maior da categoria. Também é opcional a caixa organizadora da caçamba de 42 litros com chave. O interior da nova picape vem com bancos de couro com costuras vermelhas e o emblema “FX4” em relevo nos encostos. O mesmo acabamento é visto na alavanca do câmbio e no descansa-braço central. Apliques escuros brilhantes revestem o painel em frente ao passageiro, o volante e as molduras das maçanetas internas.
O sistema de suspensão da Ranger FX4 é igual ao da versão Storm. De acordo com a Ford, contribui para aprimorar o comportamento dinâmico e dirigibilidade da picape, seja vazia ou carregada e em diferentes condições de terreno. O conjunto de segurança inclui sete airbags, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Entre os itens de conforto, a picape oferece ar-condicionado digital de dupla zona, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia Sync com tela de 8 polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay e assistente de fechamento da tampa da caçamba. Como toda a linha Ranger, a FX4 conta ainda com o sistema FordPass Connect, com comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele, é possível dar partida remota e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o odômetro e a pressão dos pneus, fechar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento, localizar a picape ou acessar o manual do proprietário.