Disponível o Guia do Participante do Enem 2013
Guia do Participante do Enem 2013 traz regras para correção das redações e esclarece principais dúvidas dos candidatos
- Data: 05/09/2013 16:09
- Alterado: 05/09/2013 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: Portal Planalto
Crédito:
Foi divulgado, nesta quinta-feira (5), o Guia do Participante do Enem 2013. O material tem o objetivo de apresentar os critérios utilizados para as correções das redações, assim como exemplos das melhores redações de 2012. O candidato pode acessar o Guia de 2013.
O material foi dividido em quatro partes onde são apresentados os critérios de correção e como as redações serão avaliadas; exemplos positivos de redações anteriores, recomendações aos inscritos e as respostas das principais dúvidas dos candidatos.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que não serão aceitos trechos indevidos no decorrer do texto das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. “A punição será mais severa em relação às inserções indevidas”, ressalta Mercadante ao comentar que provas com trechos impróprios serão anuladas.
As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Estará impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
LOGÍSTICA
Na edição deste ano, além do número de inscritos superar em 24% o de 2012, haverá ampliação na logística do exame. Serão impressas 15,7 milhões de provas, a serem distribuídas em 1.661 municípios e em 15.576 locais de aplicação. Estarão envolvidas na aplicação das provas 648 mil pessoas, dentre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e pessoal de apoio.
Em 2012, foram 12,7 milhões de provas, 1.615 municípios envolvidos, 15.076 locais de prova, 48.341 malotes, 9.788 rotas e 305 mil quilômetros.
ATENDIMENTOS ESPECIAIS
Haverá ainda mais de 48 mil atendimentos especiais para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes. Serão realizados atendimentos especiais para candidatos com baixa visão, cegueira, surdez ou deficiência auditiva, surdocegueira, deficiente físico, autismo, dislexia e/ou déficit de atenção.
Além da infraestrutura adequada para atender pessoas com algum tipo de deficiência, o MEC está em alerta com os atendimentos às grávidas. Há um total de 3.108 mulheres grávidas com parto previsto para outubro e 517 destas têm previsão de parto nos dias de aplicação das provas do Enem. “Estamos com uma atenção especial às gestantes”, disse Mercadante.
ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante do ensino médio e é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado obtido nas provas permite ao aluno participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior.
O bom desempenho no Enem também é útil para a participação do estudante nos programas Universidade para Todos (Prouni) e Ciência Sem Fronteiras, além do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que não obtiveram certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.