Dicas potencializam possibilidades de conquistar emprego

Valorização de habilidades aumentam chances de bom desempenho em processos de seleção de emprego

  • Data: 02/08/2016 14:08
  • Alterado: 02/08/2016 14:08
  • Autor: Joyce Cunha
  • Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
Dicas potencializam possibilidades de conquistar emprego

Crédito:João Victor Rocha/AGABC

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Na manhã desta terça-feira, dia 02, profissionais do ABC participaram de workshop gratuito sobre “como preparar currículos e comportar-se em entrevistas de seleção”. Na atividade, realizada na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foram apresentadas dicas sobre estruturação e apresentação de currículos e como o candidato a uma vaga deve se comportar nos processos de seleção para ampliar as chances de ser contratado.

O consultor de empresas André Ganzelevitch, que atua na área há mais de 30 anos, ministrou o workshop e ressaltou os principais aspectos que devem ser observados por quem busca oportunidades de trabalho, utilizando o conceito de “eu produto”.

 “Quem está em busca de emprego fica mais vulnerável, com baixa estima e tendência de achar que não faz nada que preste. Esse é um julgamento errado. Temos uma série de habilidades e capacidades. O candidato a uma vaga deve avaliar vantagens, benefícios e serviços. É preciso tratar a si mesmo como um produto, para poder apresentar atrativos próprios para as empresas”, explicou.

De acordo com o especialista, o processo de seleção começa por aquele que busca colocação profissional, no ato da escolha da vaga que quer ocupar. Escolher um ou dois segmentos para atuação é um aspecto considerado importante nesse momento. “Isso ajuda na estruturação do currículo”.

Em relação ao currículo, Ganzelevitch afirma que se trata de um “folheto de apresentação” que deve conter informações precisas, objetivas, claras e bem redigidas. Erros comuns que “arruínam” o currículo foram listados aos participantes: dados pessoais e de contato incompletos; objetivos genéricos demais ou ausentes; ausência de qualificações principais ou qualificações “filosóficas” ou vazias; falta de datas de início e fim de empregos; ausência de cargo e principais atribuições; textos muito longos; e erros de português.

Após a seleção do currículo, o candidato também deve observar algumas questões que podem ser decisivas para a contratação. Pesquisa com antecedência sobre a empresa e conhecer o local da entrevista são itens indispensáveis. No dia, é importante ter boa apresentação e agir naturalmente, valorizando, novamente, qualidades próprias. “Quanto mais natural for sua atitude, maior será sua chance. Esteja relaxado, mas mantenha postura adequada”, frisou.

O workshop foi realizado por meio de parceria entre a Rede de Gestores de RH da região, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a consultoria André Ganzelevitch.

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  • Data: 02/08/2016 02:08
  • Alterado:02/08/2016 14:08
  • Autor: Joyce Cunha
  • Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC









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