Dicas para uma terceira idade saudável

Docente da UniAvan e especialista em treinamento físico aponta a importância de adotar hábitos saudáveis para viver mais e com autonomia

  • Data: 28/08/2021 08:08
  • Alterado: 28/08/2021 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: UniAvan
Dicas para uma terceira idade saudável

Hábitos saudáveis tornam a vida mais longeva e autônoma

Crédito:Gabi Correa Fotografias

Você está em:

A pirâmide da longevidade vem tomando um novo formato, de modo que, em 2060, o Brasil terá uma população predominante de pessoas acima dos 60 anos de idade, segundo dados do IBGE. Esse fato se deve à maior expectativa de vida da população mundial, que devido aos avanços da medicina, melhorias em saneamento básico, saúde pública e acesso a lazer, por exemplo, têm contribuído para esse cenário.

O professor Tiago Coelho, docente no Centro Universitário Avantis – UniAvan e doutorando em Biodinâmica do Desempenho Humano, afirma que para uma pessoa chegar na velhice de forma saudável e com autonomia para realizar suas atividades da vida diária (AVDs) faz-se necessária uma vida vinculada a hábitos saudáveis. “Podemos incluir nestes hábitos a alimentação equilibrada, hidratação, controle do estresse e exercícios físicos. Esse último sendo considerado um tratamento não farmacológico para evitar, combater e/ou controlar uma porção de doenças, entre elas a hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, obesidade, artrite, artrose, fibromialgia e Alzheimer. Além disso, a prática regular de atividades físicas tem sido atribuída a menores chances de crises de ansiedade e depressão, as quais têm sido apontadas como o mal do século”, detalha.

Diante dessa situação multifatorial que interfere diretamente na longevidade humana, o professor Tiago Coelho salienta que é preciso olharmos com atenção para essas questões, buscando possibilidades para as pessoas se manterem fisicamente ativas e praticando bons hábitos. Pensando nisso e com o intuito de trazer uma solução para um problema de saúde pública instaurado pela pandemia e pelas restrições que o vírus impôs, como o fechamento de todos os espaços destinados à prática de exercícios físicos, o profissional de Educação Física Lucas Coelho idealizou o Projeto Movimento, do qual o professor Tiago também faz parte. O projeto é uma filosofia de vida que busca, por meio do gerenciamento dos hábitos saudáveis, uma reestruturação do ser, contribuindo com a saúde integral por meio do treinamento, conhecimento e motivação.

O Projeto Movimento passou a produzir conteúdo de ordem informativa, motivacional e atitudinal nas redes sociais, para o que os seguidores do perfil @projetomovimentooficial no Instagram tivessem acesso a momentos de reflexão e pudessem tomar decisões que impactassem positivamente em suas rotinas. Atualmente, há pouco mais de um ano de sua criação e de dois meses de criação da conta oficial, o Projeto Movimento se estabeleceu como um serviço (on-line e presencial) de saúde holístico com ferramentas de mudança no comportamento humano. Composta por quatro momentos, a filosofia é apresentada em uma pirâmide na qual os profissionais do movimento baseiam suas atividades. São eles: “Você Sabia?!”, “Equilibre-se”, “Momento Água” e “Mova-se agora”.

Compartilhar:

  • Data: 28/08/2021 08:08
  • Alterado:28/08/2021 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: UniAvan









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados